O site do Ministério da Educação (MEC) repercutiu o lançamento do Projeto de Formação em Serviço para a Educação de Jovens e Adultos em Prisões (Eduprisões), que ocorreu na terça-feira, dia 9 de dezembro, e foi transmitido pelo canal da UFRRJ no YouTube.
A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabtismo e Qualificação da EJA (Pacto EJA) e foi construída pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A mesa institucional de abertura contou com a presença da diretora de Políticas de Alfabetização e EJA do MEC, Ana Lúcia Sanches; do diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen, Sandro Abel Barradas; do reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues; e da coordenadora de Educação a Distância da UFRRJ, Gabriela Rizo.
A programação contou ainda com a participação da coordenadora Fabiana Rodrigues, da UFRRJ, que falou sobre a construção do projeto em parceria com o MEC.
A inciativa marca um passo histórico na garantia do direito à educação em contextos de privação de liberdade, fortalecendo a integração entre educação e execução penal e qualificando o trabalho dos profissionais que atuam nesses espaços.
A matéria na íntegra está disponível para leitura no link a seguir: 10/12/2025 – Ministério da Educação – MEC lança projeto de formação para EJA no sistema prisional
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.
Leia também:
28/11/2025 – Portal da UFRRJ – UFRRJ lança curso autoinstrucional em EJA no Sistema Prisional