Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 03/05, no auditório Gustavo Dutra, câmpus Seropédica, o lançamento do Fórum dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) da UFRRJ.
Iniciativa inédita da Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proad), o Fórum será um espaço institucional, não deliberativo, de aprofundamento e reflexão sobre as atividades da carreira dos TAE. O objetivo é a construção coletiva de propostas que auxiliem nas soluções de problemas enfrentados pela categoria.
Participaram da mesa de abertura o reitor Ricardo Berbara; a pró-reitora e o pró-reitor adjunto de Assuntos Administrativos, Amparo Villa Cupolillo e Marcelo da Cunha Sales; e a assessora da Reitoria para Gestão de Pessoas, Ângela Pace.
Na ocasião, o professor Berbara enfatizou a destinação de recursos orçamentários para a qualificação profissional dos servidores da UFRRJ, além de mencionar que ações institucionais – como o Fórum – são fundamentais para o fortalecimento dos técnicos-administrativos.
A discussão sobre o funcionamento e organização do Fórum marcou o primeiro pleno. “Somos todos aprendizes. A ideia é que o Fórum se torne realmente esse espaço de construção coletiva de soluções para as demandas que nos impactam”, afirmou a pró-reitora Amparo Cupolillo.
A coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep), Ana Cristina Rodrigues, apresentou os principais objetivos do Fórum e explicou que, para otimizar o debate, serão estabelecidos cinco grupos de trabalho (GT) relacionados aos ambientes: administrativo; acadêmico; de informação e comunicação; de campo; e de infraestrutura.
A plenária aprovou as indicações de servidores para coordenação de cada GT, exceto o de campo, cuja coordenação será definida posteriormente. Confira abaixo a relação dos coordenadores:
GT Administrativo | Fernanda Fortini Macharet;
GT Acadêmico | Cristiane Moffati Galindo;
GT Comunicação e Informação | Luiz Antonio Lemos;
GT Ambiente do Campo | Coordenação em aberto;
GT Infraestrutura | Gerlia Maria de Carvalho Machado.
As reuniões dos grupos de trabalho serão abertas ao público e previamente divulgadas, assim como as datas e horários dos plenos do Fórum. Para acompanhar outras notícias sobre o Fórum, acesse o Portal do Servidor .
Por Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.