Acordo prevê estágios, acesso à infraestrutura de ponta e ações conjuntas que podem impulsionar a formação acadêmica e o desenvolvimento científico-tecnológico.
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, e o Instituto Três Rios (ITR) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estão analisando uma parceria que promete trazer mudanças significativas para a região Centro-Sul Fluminense.
No início de setembro, os professores do ITR/UFRRJ, Diana Ramos de Oliveira, Paulo José Saraiva, Diógenes Ferreira Filho, Manoel Francisco de Souza Pereira e Gustavo Silva Semaan se reuniram com o diretor do LNCC, Fábio Borges, e com as servidoras da área de Relações Institucionais, Márcia Almeida Pereira e Fernanda Beirão, para um encontro que teve como objetivo analisar as propostas para fortalecer o novo curso de bacharelado em Ciência de Dados do ITR que podem beneficiar estudantes e docentes.
Entre os benefícios previstos para os estudantes estão a possibilidade de realizar estágios supervisionados e visitas técnicas no LNCC, acesso à infraestrutura computacional de ponta, desenvolvimento de projetos com dados reais em coorientação com pesquisadores, além da participação em grupos de estudo conjuntos sobre temas como machine learning, supercomputação e ciência reprodutível.
A parceria também prevê Hackathons, oficinas técnicas e incentivo à presença em minicursos, escolas de verão e programas de pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC. O curso ainda deve receber novos equipamentos para seus laboratórios, além da realização conjunta de seminários, palestras e eventos técnico-científicos.
Para os docentes, as oportunidades incluem participação em disciplinas isoladas da pós-graduação do LNCC, atualização em tópicos avançados como HPC, inteligência artificial e ciência de dados aplicada, além de estágios de pesquisa e pós-doutorado em colaboração com grupos da instituição.
O professor Paulo José Saraiva, diretor do ITR, ressaltou a importância da iniciativa para o interior do estado: “Os indicadores socioeconômicos mostram que a inovação em ciência e tecnologia está concentrada nos grandes centros urbanos. Quando conseguimos trazer essa discussão e prática para o interior, contribuímos para o desenvolvimento econômico e para a criação de setores mais preparados para receber tecnologia na região”, ressaltou.
A expectativa é que essa parceria contribua para a formação de profissionais altamente qualificados em ciência de dados, fortaleça o ecossistema científico-tecnológico da região e aproxime a graduação da pesquisa aplicada e da pós-graduação. Também deve ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais para os estudantes, impulsionando o desenvolvimento local.
A notícia da futura parceria foi veiculada no portal do Laboratório: https://www.gov.br/lncc/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias-1/lncc-e-ufrrj-itr-discutem-futura-parceria-para-ciencia-de-dados
Texto: José Davi, estagiário de Jornalismo na CCS/UFRRJ com informações do LNCC
Fotos: LNCC