O Laboratório de Análise de Solos da UFRRJ em Campos dos Goytacazes manteve conceito A no Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da Embrapa. O principal objetivo do programa é a verificação da qualidade das determinações analíticas de instituições públicas e privadas. Neste ano, mais de 120 laboratórios participaram da avaliação.
O laboratório integra o Centro de Análises (CA) do câmpus da Rural em Campos. Seu responsável é o engenheiro agrônomo Willian Pereira, que comemorou a avaliação positiva. “O resultado evidencia o alto nível analítico e a confiabilidade dos resultados. A manutenção desse conceito ao longo dos anos se deve à dedicação diária e experiência da equipe”, disse.
Tradição – O CA tem uma longa história de trabalho na área de fertilidade de solos e nutrição de plantas, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No local, foram desenvolvidas diversas pesquisas, especialmente sobre a cultura da cana-de-açúcar. O Centro também promove atendimento direto a produtores rurais (média de 500 por ano), técnicos e pesquisadores, além do treinamento de estudantes de diversas instituições de ensino da região.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ), com informações do Câmpus Campos dos Goytacazes