A editoria de Ciência e Tecnologia do Jornal do Brasil noticiou, em 18 de fevereiro, a aprovação de um projeto de dois estudantes da UFRRJ. Os alunos de pós-graduação em Ciências do Solo foram contemplados no ‘Programa Sinapse da Inovação’, do Espírito Santo, e vão receber R$ 46 mil para produzir cogumelos comestíveis, como shimeji, shiitake, entre outros. O projeto será financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes).
De acordo com a matéria, “o mestrando capixaba Ademir Junior Fornaciari e o cubano Sael Sánchez Elias, que é doutor em Ciências do Solo e residente no Brasil há 10 anos, moldaram uma proposta que consiste na utilização de resíduos provenientes da agricultura local na produção dos cogumelos comestíveis. A ideia, considerada inovadora pela fundação, venceu uma concorrência que contemplou 50 de 1.272 propostas inscritas na primeira edição do Programa Sinapse da Inovação no estado.”
Ademir Fornaciari foi aprovado recentemente no curso de mestrado Ciências do Solo da UFRRJ e terá a orientação do professor Ricardo Luiz Louro Berbara, reitor da UFRRJ. O projeto tem também como integrantes a agrônoma e mestranda em Ciências do Solo Camila Costa de Oliveira e o professor agrônomo Wellington Mary, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ.
Leia o texto na íntegra em https://goo.gl/HGXHJ7