Com direito a oficinas, mesas, palestras, lançamento de livro e sorteios, o evento reuniu, ao longo de quatro dias, estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas, destacando a importância do diálogo entre passado e presente na construção do conhecimento histórico
Do dia 20 ao 23 de outubro, o Auditório Paulo Freire da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi palco da XV Jornada PET-História. Um evento acadêmico que, além de impulsionar a divulgação das pesquisas desenvolvidas na área das ciências humanas por alunos da graduação e pós-graduação, amplia o diálogo entre pesquisadores e ingressantes, possibilitando entendimentos críticos sobre diversos temas e diferentes abordagens metodológicas.
“A organização é sempre um desafio e um prazer ao mesmo tempo. É um propósito coletivo que envolve todos os petianos e petianas, são deles que partem, verdadeiramente, o convite, a ideia, quem que vamos chamar, como é que vamos organizar, quais as oficinas, quais os convidados… Esse ano chegamos nesse formato, porque achamos que 15 anos de jornada era um marco importante então ampliamos o evento para quatro dias. De certa forma, é uma chave de ouro de um processo de 15 anos de jornada, o PET-História tem mais que isso, existe desde 2007, em breve faremos 20 anos. Então, já fica o convite para em 2026 vocês todos virem acompanhar a décima sexta jornada que já vai começar a ser pensada na semana que vem. Aqui é como escola de samba, a gente já pensa no próximo assim que acaba o primeiro”, comemorou Carol Gual, professora do curso de História e atual tutora do PET-História.
Saiba mais
O Programa de Educação Tutorial de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi fundado em 2007 pela professora Margareth Gonçalves e, desde o início, tem como principais objetivos o incentivo à pesquisa, a promoção de eventos e a divulgação científica da História.
Ao longo dos anos, o PET-História UFRRJ realizou jornadas acadêmicas, digitalização e preservação de arquivos, organizou mostras de cinema, palestras, minicursos, publicações de livros e pesquisas sobre a história de Seropédica e da Baixada Fluminense.
E, para além dessas iniciativas, o PET-História UFRRJ também desenvolve um importante trabalho de História Pública por meio de sua página no Instagram.
Para conferir como foi a programação e mais informações, acesse:
Instagram: https://www.instagram.com/pethistoriaufrrj/
Site: https://pethistoriaufrrj.wixsite.com/home
Por Lorena Lourenço (texto e fotos) – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).