Evento reúne os 14 grupos PET da UFRRJ e de outras IES do RJ
O IV Intrapet (Encontro Anual dos Grupos PET da UFRRJ) ocorrerá entre os dias 16 e 17 de agosto de 2018, no Auditório do PAT, no campus Seropédica (UFRRJ). A expectativa do evento é agregar cerca de 150 petianos dos 14 grupos PET da Rural, presentes nos três campi da instituição: Seropédica, IM e ITR. A novidade desse encontro anual é que, para a mesa redonda e assembleia do segundo dia, haverá também a presença confirmada de petianos (tutores e alunos) de outros grupos PET do estado do Rio de Janeiro.
O evento terá como tema central a importância da área de extensão para o programa, sob o título “Extensão Universitária no PET: elo ensino-pesquisa para o exercício da cidadania”. O tema, escolhido e votado no Fórum PET (reuniões que ocorrem mensalmente com representantes de todos os grupos PET da universidade), tangencia-se pela valorização de práticas extensionistas como atividades transformadoras para a universidade. A ideia, segundo relato de membros da Comissão Organizadora do evento, é discutir primordialmente a experiência do aprendizado/ensino e a pesquisa a partir das ações de extensão dentro do programa.
No primeiro dia, a mesa de abertura contará com a presença de representantes das pró-reitorias de graduação e extensão, do Fórum PET e do CLAA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET da UFRRJ). Haverá ainda, no dia 16, apresentação dos projetos para 2018 de cada grupo. O segundo dia, 17, está destinado a grupos de trabalho e discussão (GDTs) pela manhã, mesa redonda à tarde com tutores de outras IES (Instituições de Ensino Superior), e, por fim, uma assembleia geral, que deve contar com representantes de diversas instituições do RJ também. Isso porque o estado do Rio de Janeiro ficou com a incumbência de organizar o próximo Sudeste PET 2019 e, na reunião com outros grupos do estado, pretende-se discutir a viabilidade dessa proposta.
O PET é um programa do governo federal presente em diversas universidades e institutos federais de norte a sul do Brasil. Ao todo, somam-se atualmente cerca de 830 grupos no país. O programa tem em sua essência o estímulo do desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de modo indissociável. Conheça mais sobre os grupos PET da UFRRJ aqui .
Texto elaborado pelos organizadores do IV Intrapet