Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, a campanha Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Segundo informações do website setembroamarelo.com, no Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente, não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Na UFRRJ, vários setores promoveram ações em prol da causa da conscientização e prevenção do suicídio. Nesta quinta-feira, dia 08/09, às 15h, haverá a intervenção ruralina “Ninguém solta a mão de ninguém” para marcar a adesão à campanha. O evento acontecerá na Praça da Alegria.
O website oficial da campanha nacional fornece uma cartilha sobre o comportamento suicida, que visa informar para prevenir os casos. Acesse a cartilha aqui.