
Alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participaram, em 4 de dezembro de 2025, de uma ação de voluntariado no Refettorio Gastromotiva, situado na Lapa, Rio de Janeiro, como parte das atividades do projeto de extensão “Vivenciando a gastronomia social: comensalidade e hospitalidade”, coordenado pela professora Elga Batista, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFRRJ).
Nessa ocasião, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço do restaurante solidário supracitado, além de assistirem a um vídeo sobre o projeto e aprenderem acerca da importância de temas como justiça social, aproveitamento integral de alimentos e sustentabilidade na área de produção de refeições. A visita foi guiada por uma das funcionárias do local, a cozinheira Cláudia Queiroga, que ressaltou a importância do voluntariado.
Segundo a profa. Elga, “falar sobre uma experiência no Reffetorio sempre é muito pouco, perto do que é viver o que o local oferece. Trata-se de uma perspectiva ímpar em termos de hospitalidade, comensalidade e consciência social. Não tem como explicar, você só terá condições de compreender se for até lá”.
O local, que serve jantares gratuitos para pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, principalmente em situação de rua, tem um programa de voluntariado aberto a quaisquer pessoas, basta fazer a inscrição gratuita no site do projeto. Além disso, o Refettorio também funciona servindo almoços pagos, abertos ao público em geral.
A equipe do projeto de extensão ruralino, que incluiu alunos de graduação dos cursos de Hotelaria (Ana Beatriz Martinez, Natalia Nobrega, Rafa Areas e Victória Cordeiro), Engenharia de Alimentos (Laís Noronha) e Engenharia Química (Eduarda Freitas), também “vestiu a camisa” do projeto, atuando em atividades pertinentes ao serviço das refeições.



Vale destacar que esses discentes já atuam em ações de gastronomia social em outro projeto de extensão da profa. Elga, o Superação na Cozinha, que é incentivado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFRRJ) desde 2023, ofertando cursos de capacitação em culinária para mulheres da Baixada Fluminense.
Acompanhe as ações dos projetos no Instagram:
Com informações de Elga Batista da Silva (UFRRJ).