Formandos de 12 cursos diferentes receberam seus certificados de conclusão de curso, na segunda-feira (24), no IM – Nova Iguaçu (Fotos: Milena Antunes/Assessoria de Comunicação da Prograd)
A última segunda-feira (22) foi bem agitada no Instituto Multidisciplinar, no Câmpus de Nova Iguaçu. Às 10h da manhã, apesar da chuva e do frio, convidados e familiares encheram o auditório do Instituto para prestigiar os mais novos graduados em Geografia, Pedagogia, Letras, História e Filosofia. Na mesa diretora da cerimônia, estiveram presentes a coordenadora do curso de História, Raquel Alvitos, o coordenador do curso de Pedagogia, Leandro Machado, além do pró-reitor adjunto de Graduação, Leonardo de Gil Torres, que foi quem presidiu o evento.
Rosângela Gomes formanda de História contou sua trajetória de superação na Rural (Fotos: Ana Beatriz Paiva/Assessoria Prograd)
Após todas as formalidades, juramentos e assinaturas, cada um dos formandos, agora com o atestado de conclusão de curso em mãos, os novos profissionais do mercado se recordam de suas trajetórias acadêmicas. Para a graduada em História Rosângela Gomes, o dia da colação de grau se resumiu em uma única palavra: Superação.
“Por ser o curso que teve menor número de formandos, eu considero a História como se fosse a Medicina daqui do Câmpus Nova Iguaçu. Sou uma aluna de 2008, e isso mostra que não foi nada fácil chegar até esse momento. É muito difícil ser universitário preto, pobre e cristão, acredito que a Rural ainda tem muitas barreiras para quebrar nesse sentido. Hoje, meus familiares e amigos são testemunha dessa vitória”.
Às 14h, os formandos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Direito e Matemática tiveram sua vez de vivenciarem a sessão solene. Nessa ocasião, a mesa foi composta pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas, Mário Motta de Almeida Máximo, pelo vice-coordenador de Administração, Leonardo Vasconcelos, e pelo vice-reitor da UFRRJ, Eduardo Mendes Calado, presidente da solenidade.
A formanda Michele Nascimento de Alcântara foi quem fez o juramento e logo depois o vice-reitor concedeu o grau de bacharel ou licenciatura aos participantes. O graduado do curso de Administração Jonathan da Silva Menezes estava radiante com a o atestado de conclusão de curso em mãos, que recebeu durante a sessão solene.
“Com certeza valeu a pena todo o esforço, é uma satisfação que não dá pra explicar. Tanto tempo batalhando para conseguir conquistar, mas valeu a pena.”, afirmou ele.
Jonathan estava acompanhado de sua namorada, Ariane, que ficou contente em nos contar: “Estou parecendo mãe de tanto orgulho!”.
Num clima de ansiedade e animação, às 16h, foi a vez dos formandos dos cursos de Turismo, Turismo (EaD) e Ciência da Computação receberem seus atestados. O vice-reitor iniciou e encerrou a solenidade descrevendo todo percurso e crescimento da Universidade ao longo dos anos e destacou que os alunos devem ter orgulho de carregarem em seus diplomas o nome da Rural. Além do vice-reitor, também estavam na mesa os coordenadores de cada curso.
Formanda Nayane Ramos e sua mãe Carmem emocionadas pela conquista, logo após o evento (Fotos: Milena Antunes/Assessoria Prograd)
Muito sorridente, a mais nova turismóloga Nayane da Silva Ramos, conta que precisou trancar a faculdade durante um tempo e que, mesmo com algumas dificuldades, não desistiu do curso: “Foi bem complicado todo processo do curso até porque eu parei a universidade pra fazer intercâmbio e depois teve toda carga de estar em outra turma, se adaptar a novas pessoas, ao TCC e tudo mais, mas valeu a pena”.
Visivelmente emocionada, a mãe de Nayane, Carmem Lúcia, fala não só do orgulho, mas também do significado dessa conquista pra toda família:
“É uma felicidade né, minha filha mais velha, e tem toda importância porque não temos ninguém com curso superior, ela é a primeira da família”.
Durante todo evento era possível captar no rosto de cada formando a sensação de felicidade e satisfação pela conquista. Cada um com sua experiência, uns com mais dificuldades do que outros, eles se dividiam entre rostos saudosos e aliviados. O dia foi marcado por muitos abraços, gratidão e famílias orgulhosas.
Ana Beatriz Paiva, Camile Cortezini e Milena Antunes