No último sábado, dia 10 de dezembro, o Instituto de Veterinária (IV/UFRRJ) realizou uma ação de extensão nos Assentamentos Terra da Paz e Roseli Nunes, no município de Piraí, estado do Rio de Janeiro. A ação foi idealizada e organizada pela Liga de Bovinos da UFRRJ (LiBovis) e contou com a participação de estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia, médicos veterinários residentes, técnicos e professores do curso de Medicina Veterinária.
Os assentamentos possuem mais de 30 famílias que trabalham na agricultura e criação de animais como forma de subsistência e contam com pouquíssimo ou nenhum recurso para realizar o manejo adequado dos animais. A ação de extensão ofereceu não só serviços para as famílias, mas levou muito conhecimento e orientações acerca do manejo de criação dos animais, noções de higiene e manejo ambiental no sentido de fortalecer e melhorar as condições sanitárias não só para a criação, mas também da própria subsistência e moradia no local.
As equipes foram organizadas de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. As castrações de cães e gatos foram realizadas em unidade móvel de castração (castramovel) fornecida pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Piraí, garantindo a infraestrutura para a realização dos procedimentos. As demais atividades com animais de produção foram realizadas no curral móvel preparado para o evento e currais de algumas propriedades.
Foram atendidas cerca de 30 famílias onde foram desenvolvidas atividades de:
– exame clínico de animais de produção – 4 atendimentos;
– exame clínico de cães e gatos – 10 atendimentos;
– exames laboratoriais – 14 análises;
– castrações – 23 procedimentos em cães e gatos e 2 em equinos;
– mochações de bovinos – 25 procedimentos e
– manejo reprodutivo – 52 procedimentos.
Muito importante destacar a participação colaborativa dos diferentes setores que viabilizaram a execução desta ação. Primeiramente deve ser citada a Prefeitura Municipal de Piraí nas pessoas do Prefeito Ricardo Passos e dos Secretários Junior Rocha e Arthur Tutuca que ofereceram uma infraestrutura com tendas, banheiros, refeições e o castramovel. A ação também contou com o apoio de Alexandre Machado, Rafael Caluza, Paola Muler e Ronaldo Cabral, do Reitor Roberto de Souza Rodrigues garantindo o transporte da equipe; com o Instituto de Veterinária e Hospital Veterinário oferecendo equipamentos, insumos e parte da equipe; Professores e o SEROPEC fornecendo equipamentos e insumos e Professores e estudantes que cederam seu tempo de folga com o enorme interesse em orientar, aprender e ajudar a comunidade dos assentamentos.
Professores, servidores e colaboradores na ação: Ana Paula Marques, Heloisa Justen, Julio Fernandes, Fabio Scott, Saulo Caldas, Cassia Molinaro, Leonardo Rodrigues, Marco Mello, Bruno Souza, Vinicius Carvalho, Bruno Toledo, Cristiano Veiga, Fabrício Nascimento, João Paulo (SEROPEC) e tantos outros.
Siga @vet_e_na_ruralrio no Instagram
Texto do professor Clayton Gitti e Ana Paula Marques, do IV/UFRRJ