O ICBS foi criado em 1968 e hoje conta com 7 departamentos, 3 programas de pós-graduação e 3 cursos de graduação: Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e o mais recente, Farmácia – responsável pela mudança da nomenclatura do Instituto, antes chamado de Instituto de Biologia – além de 4 prédios espalhados pelo câmpus Seropédica (Prédio Principal, Diversidade Animal, Laboratório de Peixes e o Centro Integrado de Ciências da Saúde).
O magnífico reitor da Universidade, professor Roberto Rodrigues, compareceu ao evento de comemoração do Instituto. Em sua fala, Roberto denota a “satisfação de comemorar etapas, ver ciclos se concretizando, que nos permitem ver e olhar o passado”. O professor ainda rememora o objetivo das lideranças da Rural: “Vamos lutar pelo nosso papel na Universidade: atrair e atender os filhos dos trabalhadores como ferramenta de transformação social”.
Em um dos momentos mais emocionantes do evento, ficou marcada a fala do pró-reitor adjunto de Graduação (Prograd), o professor Edson Souza. Ele contou a trajetória de um ex-aluno do ICBS (à época, chamava-se IB) que se encontrou num momento crítico para enfrentar uma praga do canavial onde trabalhava. Ele se lembrou de um professor da Universidade que poderia ajudá-lo a contornar essa crise. Enquanto o docente explicava formas de resolver o problema, ele percebeu que o ex-aluno tinha grande interesse e potencial. Prontamente, convidou-o para trabalhar com ele numa pesquisa importante da faculdade e, hoje, o aluno é um dos pilares intelectuais do Instituto. Ao final do relato, Edson revela que a história se tratava da trajetória profissional do próprio mediador da cerimônia e professor aposentado do Departamento de Entomologia e Fitopatologia/ICBS, Aurino Florêncio de Lima.
O professor Ivo Abraão, coordenador do curso Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), deu seus “parabéns a todos que fazem o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS, assim como aqueles que fizeram parte da sua história e deixaram valiosas contribuições. E parabéns ao ICBS por todas as vidas que conseguiu mudar, influenciar e construir”.
Texto e fotos: Luiz Felipe Pinheiro (bolsista de Jornalismo da CCS)