Diante do risco de que a UFRRJ perca sua sede em Campos dos Goytacazes, gestores da Universidade se reuniram com representantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), do Colégio Agrícola, da Prefeitura Municipal de Campos e do Sindicato Rural, no dia 5/6, na Reitoria do IFF. O objetivo do encontro foi pensar em soluções e alternativas de parceria que viabilizem a manutenção do câmpus Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ) e das pesquisas no município.
O CCG/UFRRJ, que possui 430.000 m², com 6.000 m² de área construída, foi doado na década de 70 pela antiga Usina São José, mas o grupo empresarial que comprou a usina quer retomar o espaço e já obteve decisões judiciais favoráveis, sendo a última, há cerca de 15 dias no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Durante a reunião, o diretor do CCG/UFRRJ, Jair Ramalho, apresentou a história e o trabalho desenvolvido pela unidade. Já o reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, afirmou que continuará lutando para manter a área da Universidade. “Nós saímos daqui fortalecidos no plano das relações institucionais com o objetivo de primeiro superarmos essa crise e também saímos muito felizes porque detectamos a possibilidade de projetos comuns com o IFF e a Uenf que vão causar impacto em toda a região”.
Os representantes das instituições presentes na reunião demonstraram apoio na luta pela permanência da UFRRJ em seu espaço e para firmar parcerias que possibilitem a continuidade de suas pesquisas, na hipótese do câmpus perder sua sede.
Leia a reportagem completa em: http://portal1.iff.edu.br/reitoria/noticias/instituicoes-se-reunem-no-iff-pela-manutencao-da-universidade-federal-rural-em-campos
Fonte: Diretoria de Comunicação do IFFluminense.