Durante o mês de maio, o Projeto Inova Agroecologia Maricá promoveu dois eventos com caráter integrativo e formativo, visando também ao planejamento das atividades e conhecer experiências em agroecologia no território de Maricá/RJ.
No dia 4 de maio, ocorreu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, o I Evento de Imersão da Equipe do Projeto Inova Agroecologia Maricá. A equipe do projeto se reuniu na Casa da Agroecologia (Caste) e, na abertura, houve momento de integração entre os(as) participantes e um café agroecológico. A programação objetivou promover uma integração entre a equipe e uma formação dentro da perspectiva da agroecologia.
Durante a programação a equipe participou da palestra intitulada “Perspectivas e saberes na construção da agroecologia”, tendo como convidadas a professora Claudia Schmitt (CPDA/UFRRJ) e Iranilde Silva (Cooperar), com moderação da ex-reitora da Rural, professora Ana Dantas. Também foi realizada uma “Oficina de Sistematização de Experiências em Agroecologia”, ministrada por Larissa Cabral (ASPTA) e Joana Duboc (Cooperar).
O segundo evento foi a realização da 1º Caravana do Projeto Inova Agroecologia Maricá, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de maio de 2022. O evento contou com visitas feitas pela equipe do projeto em locais de produção agroecológica, preservação ambiental e economia solidária e, ainda, encontro com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), parceira do projeto, visando uma maior integração com o território de Maricá.
Locais visitados durante a Caravana
Banco Mumbuca: primeiro banco comunitário e popular criado por força do governo, com moeda social ativa no município.
Codemar: parceira do projeto Inova Agroecologia Maricá, é uma organização que investe em pesquisa e inovação, fomentadora da sustentabilidade e da agroecologia na cidade.
Unidade de Produção Agrícola Manu Manoela: unidade Experimental de Agroecologia criada em 2016 por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Cooperar.
Fazenda Le Landeron, Sítio AnaFlora e Sítio do Sr. Nitinho: propriedades rurais localizadas no Espraiado, com produção agroecológica. A primeira voltada para a produção orgânica de queijos de cabra; a segunda e a terceira são propriedades com experiências em produção e manejos agroecológicos.
Fazenda Pública Joaquín Piñero: administrada pela Secretaria Municipal de Cultura, Pecuária e Pesca de Maricá, onde estão sendo implantados o Horto da Biodiversidade (uma área de plantio de dez variedades de cana-de-açúcar da UFRRJ) e uma área de plantio de pitaya do projeto Inova Agroecologia Maricá. Além de demais iniciativas de produção agroecológica da região.
Feira de Agricultura Familiar: a feira fica localizada na Praça Agroecológica de Araçatiba e é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Secapp), em parceria com a Cooperar, e tem como finalidade divulgar a agricultura familiar local, dar visibilidade e potencializar o circuito curto de comercialização, aproximando agricultores dos consumidores.
Comunidade Indígena Aldeia Mata Verde Bonita: a aldeia fica localizada em Itaipuaçu, em três hectares doados pela prefeitura, onde vivem cerca de 20 famílias Guarani Mbýa. Durante a visita foi possível estar em contato com a cultura do povo da Aldeia Mata Verde Bonita.
Por Raysa Terra, estagiária de comunicação do Projeto Inova Agroecologia Maricá