Evento contou com a participação do secretário de Educação Superior do MEC
O novo prédio da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV/UFRRJ) foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (27/1) pelo reitor Roberto Rodrigues, em cerimônia que contou com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) Wagner Vilas Boas de Souza. A obra revitalizou a sede da Guarda, localizada entre a Biblioteca Central e o Prédio da Matemática (Pitágoras), no câmpus Seropédica. “Readequamos o local com vestiários para os vigilantes, ampliação dos banheiros, modernização da cozinha e criação de um estacionamento. Com mais conforto, os vigilantes podem se sentir à vontade e dizer que estão na segunda casa deles”, disse Renan Canuto, diretor da DGV.
Também participaram da inauguração o vice-reitor César Da Ros e o pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional Fábio Cardozo, além do diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC Edmilson Costa Silva.
Percalços da pandemia
O reitor Roberto Rodrigues sublinhou as dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, que acabaram atrasando o cronograma da reforma das instalações da DGV. “Licitamos a obra no final de 2019 e iríamos iniciar em 2020. Mas tivemos de parar tudo em 2020, suspendendo todos os contratos”, explicou. Rodrigues destacou ainda o papel fundamental dos servidores da Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea/Propladi/UFRRJ) para o reinício das obras: “Fizemos o diálogo com equipe, que entendeu a necessidade dessa retomada. Por isso, agradeço muito a Copea por todas essas cinco obras que inauguramos no decorrer deste ano”.
Por fim, Roberto Rodrigues reconheceu a importância da atuação da DGV e do apoio do corpo técnico-administrativo para o bom funcionamento da Universidade: “Os guardas – tanto os que são servidores da Rural quanto os que vieram de outros órgãos – mantiveram e estão mantendo esta Universidade viva durante a pandemia. É o que a gente precisa. A instituição só se completa com todos os técnicos que dão suporte ao seu objetivo final, que é a formação de nossos alunos. A entrega desse equipamento representa o cuidado com a qualidade do trabalho de nosso servidor”.
Visita do secretário
Antes da inauguração do novo espaço da DGV, os representantes do Ministério da Educação participaram de uma reunião com o reitor e o vice-reitor no Gabinete da Reitoria, ao lado de integrantes da Administração Central e da professora Márcia Pletsch, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFRRJ).
Estiveram presentes os pró-reitores de Gestão de Pessoas, Marcelo da Cunha Sales; de Assuntos Estudantis, Juliana Arruda; de Assuntos Financeiros, Nilson Brito de Carvalho e Fabio Izidoro da Silva (adjunto); de Extensão, Rosa Maria Marcos Mendes; de Graduação, Edson Jesus de Souza (adjunto); de Pesquisa e Pós-Graduação, Lúcia Helena Cunha dos Anjos; e de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Fábio Cardozo. Também participaram a ouvidora da UFRRJ, Teresinha Pacielo, e o chefe de Gabinete, José Antonio Pimenta Barros.
O secretário e o diretor da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) ainda visitaram os institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e de Educação (IE), onde serão realizadas obras de acessibilidade; os laboratórios da Física no Pavilhão de Aulas Práticas (PAP); e as instalações do Centro Integrado de Ciências da Saúde (CICS/ICBS).