Na quinta-feira (4/7), foi inaugurada a primeira Farmácia Viva (FV) de Maricá. A iniciativa, fruto de parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), visa ao cultivo de plantas com propriedades medicinais para transformá-las em medicamentos.
O Farmacopeia Mari’ká é um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) e tem o objetivo de criar condições tecnológicas e seguras para o uso das plantas medicinais e a ampliação do acesso da população a produtos fitoterápicos tradicionais visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), de Maricá onde se disponibilizará drogas, xaropes e repelentes para uso e distribuição para a população.
Entre as plantas estão hortelã, aroeira, arruda, alecrim, boldo, camomila, capim-limão, linhaça, lavanda, cardo mariano, palma rosa, bardana, tomilho, erva cidreira, erva baleeira e manjericão.
O projeto será também uma âncora para que, futuramente, seja inaugurado um Polo Tecnológico da UFRRJ no município de Maricá disponibilizando cursos técnicos e de pós-graduação.
A área da Fazenda Nossa Senhora do Amparo é de 200 hectares, com certificação orgânica, onde também já foram instaladas duas estufas automatizadas e dois viveiros de mudas, totalizando 860 metros quadrados para cultivo de diversas espécies adaptadas a Maricá.
Para outras informações, acesse: https://codemar-sa.com.br/marica-abre-uma-das-maiores-farmacias-vivas-do-brasil/
O Instituto de Agronomia saúda toda a equipe e principalmente os colegas envolvidos, em especial, os Profs. João Araujo, Antônio Abboud, Anelise Dias e o Dr. Evandro Costa, responsáveis pelo setor de manejo, o Prof. Pedro Damasceno pelo melhoramento das matrizes vegetais bem como o Prof. Ricardo Berbara, coordenador, e os estudantes bolsistas do projeto.
Texto: Direção do Instituto de Agronomia da UFRRJ.
Edição: CCS/UFRRJ.