A inauguração do auditório do Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ) reuniu, no dia 9 de outubro, autoridades municipais, representantes da Administração Superior da Universidade, diretores, docentes e alunos do ITR. Na cerimônia, o reitor em exercício da UFRRJ, professor Eduardo Mendes Callado, recordou a história do Instituto e o esforço empreendido pela comunidade trirriense para que a cidade sediasse uma universidade pública.
– Houve um esforço muito grande para expansão, para federalização do espaço. E um dos resultados é esse auditório, o maior da cidade de Três Rios. Esse auditório não é apenas da UFRRJ, é do município – disse Callado.
O deputado (suplente) Celso Jacob, autor da emenda parlamentar responsável pelos recursos para conclusão das obras do auditório, enfatizou que o nome do espaço, Auditório Mauro Mattos, é uma homenagem póstuma a uma das principais personalidades da educação trirriense.
– A gente não faz nada sozinho. Essa é uma noite muito especial, e essa história começou com um grupo de sonhadores, do qual o Mauro Mattos era um dos líderes, ainda na década de 1980 – lembrou Jacob. – Nós reunimos pessoas da sociedade trirriense e fizemos um pacto. O objetivo era conseguir trazer para a cidade uma universidade pública. Obrigado a todos que colaboraram, obrigado UFRRJ!
Já o prefeito de Três Rios, Vinícius Farah, afirmou que a UFRRJ acertou ao escolher a cidade para a construção de um campus fora da sede:
– Essa é a história de pessoas abnegadas que correm atrás do sonho, na busca incessante para transformá-lo em realidade. Hoje a instituição já pede área para se expandir. Muito nos orgulha ter na nossa cidade a UFRRJ!
O diretor do ITR, professor José Angelo Ribeiro Moreira, e o diretor de campus, Paulo Henrique Correia Chaves, agradeceram ao deputado Celso Jacob a aprovação da emenda parlamentar.
– Estou muito feliz e orgulhoso. A UFRRJ é a minha casa. Aqui comecei como coordenador do Curso de Direito do ITR e fui vice-diretor na gestão da professora Luciana [Nóbrega]. Agora, como diretor pro tempore e com a aprovação da emenda parlamentar, toda a infraestrutura do Instituto está concretizada. Agora é expansão! – afirmou o professor Moreira.
O diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ), professor Ricardo Oliveira, que também esteve presente na cerimônia de inauguração do auditório, destacou a alegria em presenciar a consolidação do ITR:
– Fui docente aqui em 2006, quando ainda usávamos salas de aula cedidas. É muito gratificante poder participar da inauguração do auditório na sede própria da UFRRJ.
Também estiveram presentes Márcio Mattos, filho do homenageado Mauro Mattos, e Alcedino de Almeida Jr., amigo do homenageado (além de representante e ex-presidente da Fundação Educacional Trirriense).
– Vivemos toda a luta do meu pai e do grupo. A inauguração simboliza a concretização de um sonho – disse Márcio Mattos.
Clique aqui para conferir mais fotos da cerimônia de inauguração do Auditório Mauro Mattos.
(Texto: Aline Avellar, jornalista do ITR/UFRRJ; fotos: Assessoria Celso Jacob)