O evento de inauguração da Unidade de Beneficiamento de Sementes ocorreu na manhã do dia 05/07 e selou mais uma parceria entre a UFRRJ e a Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) – sede da nova unidade – com o apoio de órgãos ligados ao desenvolvimento agroecológico.
Representantes de nove instituições integraram a mesa de convidados que apresentou ao público – formado por agricultores, professores, pesquisadores, alunos e interessados no tema – novas formas de cultivo, armazenamento, técnicas de segurança, tratamento e controle de qualidade de sementes orgânicas para estimular práticas alimentares mais saudáveis.
O professor Higino Lopes, do Departamento de Fitotecnia do Instituto de Agronomia (IA/UFRRJ), declarou que o espaço serve para oferecer formação aos públicos de produtores rurais, acadêmicos e consumidores, além de disponibilizar as sementes de acordo com as necessidades de cada agricultor e sua região de plantio.
Entre 2016 e 2018, os anos de pesquisa e andamento do projeto, cerca de 152 tipos de sementes foram distribuídos a produtores em 24 municípios do estado do Rio de Janeiro e o objetivo é expandir esse benefício a outras cidades e até outros estados brasileiros.
O reitor da Universidade Rural, Ricardo Berbara, também esteve na cerimônia e explicou que a instituição apoia o projeto com a participação de professores, estagiários e técnicos, além da contribuição financeira para a evolução das pesquisas na área.
A Unidade de Beneficiamento de Sementes fica no Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica (Cepao-Pesagro-Rio), dentro das instalações da Embrapa, na BR-465 (antiga Estrada Rio-São Paulo), km 47 – Seropédica/RJ. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
São apoiadores do projeto a Seapec (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento); a Resa-RJ (Rede Estadual de Sementes Agroecológicas do Estado do Rio de Janeiro); o Idaco (Instituto de Desenvolvimento e Ação Humanitária); a Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro); a SNA (Sociedade Nacional de Agricultura); o Rio Rural (Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas); o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); e a Sema-Seropédica (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios de Seropédica).
Texto e fotos: Priscilla Silva.