O Instituto Multidisciplinar (IM) viveu um final de semana intenso e positivo para a área de Educação Especial na Universidade. Nos dias 4 e 5 de agosto, o câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu realizou três ações coordenadas: uma reunião com o diretor de Políticas de Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva, que integra a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC); um evento promovido pelo Fórum de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense, com participação do Fórum Intermunicipal de Gestores de Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro; e a solenidade que celebrou a conclusão da primeira turma da Especialização em Especial e Inovação Tecnológica, que formou 1.077 estudantes.
No primeiro dia, o diretor do MEC, professor Décio Nascimento Guimarães, foi recebido pelo reitor Roberto Rodrigues e pelo diretor do IM Paulo Cosme. Com o objetivo de apresentar os avanços na acessibilidade digital da UFRRJ e avaliar possíveis parcerias, a reunião contou ainda com a presença das professoras Gabriela Rizo, coordenadora da Educação a Distância da UFRRJ, e Márcia Pletsch, coordenadora da Licenciatura em Educação Especial e da Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica.
Na parte da tarde, o câmpus Nova Iguaçu sediou o evento promovido pelo Fórum de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense, coordenado pelas professoras Márcia Pletsch e Renata Vogas, também coordenadora de Educação Especial de Duque de Caxias. Compareceram ainda os membros do Fórum Intermunicipal de Gestores de Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Helen Silvia Ribeiro de Azevedo, atual coordenadora de Educação Especial de Saquarema.
O encontro reuniu 17 redes municipais de educação do estado do Rio de Janeiro, entre secretários e gestores de Educação Especial. Também participaram a atual coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFRRJ, Mariana Pitanga; docentes da Licenciatura em Educação Especial; e a professora Flávia Faissal de Souza, da Universidade do Estado do Rio de Janei