O Instituto Multidisciplinar (IM) viveu um final de semana intenso e positivo para a área de Educação Especial na Universidade. Nos dias 4 e 5 de agosto, o câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu realizou três ações coordenadas: uma reunião com o diretor de Políticas de Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva, que integra a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC); um evento promovido pelo Fórum de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense, com participação do Fórum Intermunicipal de Gestores de Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro; e a solenidade que celebrou a conclusão da primeira turma da Especialização em Especial e Inovação Tecnológica, que formou 1.077 estudantes.
No primeiro dia, o diretor do MEC, professor Décio Nascimento Guimarães, foi recebido pelo reitor Roberto Rodrigues e pelo diretor do IM Paulo Cosme. Com o objetivo de apresentar os avanços na acessibilidade digital da UFRRJ e avaliar possíveis parcerias, a reunião contou ainda com a presença das professoras Gabriela Rizo, coordenadora da Educação a Distância da UFRRJ, e Márcia Pletsch, coordenadora da Licenciatura em Educação Especial e da Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica.
Na parte da tarde, o câmpus Nova Iguaçu sediou o evento promovido pelo Fórum de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense, coordenado pelas professoras Márcia Pletsch e Renata Vogas, também coordenadora de Educação Especial de Duque de Caxias. Compareceram ainda os membros do Fórum Intermunicipal de Gestores de Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Helen Silvia Ribeiro de Azevedo, atual coordenadora de Educação Especial de Saquarema.
O encontro reuniu 17 redes municipais de educação do estado do Rio de Janeiro, entre secretários e gestores de Educação Especial. Também participaram a atual coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFRRJ, Mariana Pitanga; docentes da Licenciatura em Educação Especial; e a professora Flávia Faissal de Souza, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Durante a reunião, o professor Décio Guimarães falou das iniciativas realizadas pelo governo federal no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência. Na ocasião, os gestores, com a coordenação do NAI, entregaram uma carta sinalizando o apoio à política de educação inclusiva, além de sugestões para a revisão da política atual de Educação Especial numa perspectiva da Educação Inclusiva.
Especialização em Especial e Inovação Tecnológica
No sábado (5/8), o diretor do MEC participou da cerimônia de encerramento da primeira turma de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica, com presença do reitor Roberto Rodrigues; das pró-reitoras de Extensão, Rosa Mendes e Edileuza Queiroz (adjunta); do diretor do IM Paulo Cosme e da diretora de câmpus Ana Carolina Barboza; da coordenadora da EAD/UFRRJ, Gabriela Rizo; dos deputados Lindbergh Farias (Federal) e Elika Takimoto (Estadual); além de gestores municipais de Educação da Baixada e Sul Fluminense.
O evento comemorou a conclusão dos 1.077 cursistas, em sua maioria professores da Educação Básica. A especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica é desenvolvida numa parceria público-público entre a UFRRJ e a Fundação Cecierj, com financiamento da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“O curso inovou em termos metodológicos, adotando um design original, acessível e com princípios do desenho universal aplicado na aprendizagem, com aulas públicas, videotutorias e trabalho de conclusão de curso desenvolvido a partir da realidade dos estudantes. Essa metodologia, certamente contribuiu para os baixos índices de evasão”, avaliou a coordenadora Márcia Pletsch.
Durante o encontro, também foi confirmada a segunda turma do curso, que vai começar no final de agosto numa nova parceria: agora com a participação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD/UFRRJ). A seleção recebeu mais de 2 mil inscritos para 600 vagas.
Clique aqui e assista à cerimônia na íntegra, divulgada no canal da Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica no Youtube.
Texto e fotos: Coordenação da Especialização em Educação Especial e Inovação da UFRRJ
Edição: João Henrique Oliveira — Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)