O segundo dia do III Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração (Forplad), realizado em 23 de agosto, teve como destaque a mesa redonda sobre os reflexos do relatório do Banco Mundial nas universidades públicas. No debate, o representante da agência financeira internacional, Pedro Olinto, defendeu as conclusões do documento ‘Um ajuste justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil’, lançado em novembro do ano passado. No quesito educação, alguns pontos do relatório causaram polêmica, como a afirmação de que há ineficiência nos gastos por aluno nas universidades federais e a sugestão de cobrar taxas para estudantes “que podem pagar”. Os argumentos de Olinto foram rebatidos pelo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, e pela professora Esther Dweck (Instituto de Economia da UFRJ).
Realizado num hotel do Recreio de Bandeirantes, Rio de Janeiro, o segundo dia do Forplad foi aberto com o Painel ‘Boas Práticas da UFRRJ’, que apresentou o programa de extensão ‘Fortalecimento da Agricultura Familiar na UFRRJ’, em parceria com a Emater-Rio. A palestra foi ministrada pelas professoras e coordenadoras do programa Nidia Majerowicz (ICBS/UFRRJ) e Anelise Dias (IA/UFRRJ).
À tarde, o assessor do Ministério da Educação (MEC), Luciano Patrício, conversou com os membros do Fórum sobre a nota técnica 04/2018, relacionada à apuração de custos das federais e sua relação com o quantitativo de alunos. Encerrando a programação do dia, a coordenadora-geral de Normas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Andreia Ache, falou sobre o ‘Planejamento e Gerenciamento de Contratações’.
O Forplad tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Entre seus objetivos, busca estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração; promover o intercâmbio entre as Ifes de temas de interesses do Fórum; consolidar e divulgar documentos junto às Ifes; e assessorar os dirigentes e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O III Fórum foi realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, com abertura realizada no câmpus Seropédica da UFRRJ (clique aqui para ler sobre o primeiro dia do evento).
Saiba mais em www.forplad.andifes.org.br