Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
edital
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DGCC
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Institucional UFRRJ
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vídeos
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > II Seminário sobre Formação de Professores discute cenário educacional no país

II Seminário sobre Formação de Professores discute cenário educacional no país

Professor é educador | 03/08/2016 - 10:14

 DSC_0007

O II Seminário sobre Formação de Professores ocorreu na segunda-feira(01) no Salão Azul do P1 (Fotos: Ana Beatriz Paiva/ Assessoria Prograd)

A fim de se pensar a formação dos professores diante de um cenário político atual de conflitos e descontinuidades, docentes e discentes da Rural se reuniram na manhã de anteontem (01), no Salão Azul do Pavilhão Central (P1). O objetivo principal do encontro foi discutir e repensar a sistematização de uma política de formação docente institucional, a partir do que apontam as diretrizes nacionais, além de promover uma conscientização pela necessidade da defesa da democracia. A reitora, Ana Dantas, e a pró-reitora de graduação, Lígia Machado, deram início à programação apresentando os palestrantes convidados: a professora da Uerj Lucilia Lino e o professor da UFF Fernando Pena.

DSC_0022

Professora Lucilia Lino durante apresentação do Plano Nacional de Educação (Foto: Ana Beatriz Paiva/ Assessoria Prograd)

Com um discurso em defesa da educação e do livre exercício da profissão docente no país, a professora Lucilia Lino iniciou sua fala com a leitura de um poema de Thiago de Mello: “Faz escuro mas eu canto porque o amanhã vai chegar”.  Em seguida, a professora mencionou o editorial do jornal “O Globo”, do dia 27 de julho, que trouxe o título “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito”, e discutiu os princípios defendidos pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), além de explanar as diretrizes do Plano Nacional de Educação. Para Lucilia, um editorial como o de “O Globo” é uma ameaça à educação e ao educador:

“Defendo que a universidade pública tem que formar professor para rede pública. Se não garantirmos a pública o que será da privada? Não é para privatizar o Estado. O Estado é de todos nós e precisamos defendê-lo”.

Ela mobilizou os presentes para uma luta em defesa da democracia e do exercício da profissão de professor:

“precisamos defender também a docência, pois para ser professor não basta saber apenas o conteúdo específico. Não é qualquer um que pode ser professor, pode ser professor aquele que quer e tem compromisso com a educação”.

Em seu discurso, o professor Fenando Penna apresentou o movimento Escola sem Partido. Explicou de onde vêm os projetos de lei que tentam instituir o projeto e como essas leis instauram o ódio ao professor, inibem o direito à liberdade de expressão, ameaçam a educação escolar e criminalizam a prática docente. Penna fez uma leitura dos princípios do movimento e apontou para as diversas expressões que aludem a um discurso de ódio e pretensão de silenciar o educador em sala de aula. Para o movimento, o professor não deve transmitir nenhum tipo de valor além da pura transmissão do conhecimento didático.

“Parece até ser engraçado em um primeiro momento, mas não é nada engraçado. É gravíssimo e precisa ser combatido. O ‘Escola Sem Partido’ disponibilizou uma lista de ‘deveres do professor’ que costumo chamar de ‘proibições do professor’, pois apenas consta como o professor não deve se portar”.

DSC_0043

Professor Fernando Penna durante explicação do movimento Escola Sem Partido (Foto: Ana Beatriz Paiva/ Assessoria Prograd)

Após apresentar as características do movimento e mostrar que na verdade se trata de um projeto de autoria de conservadores e partidários, o professor convidou os presentes a uma mobilização contra a aprovação do projeto de lei, que, segundo ele, tira o direito do professor de exercer sua função de educador.  

“É importante reafirmar o que está em jogo quando falamos do ‘programa escola sem partido’. É um projeto de escola a qual é destituída de todo o seu caráter educacional, pois, segundo o movimento em questão, professor não é educador”, finalizou.

A vice-coordenadora do curso de História, Gláucia Montoro, chamou atenção para a importância da discussão crítica do tema do seminário diante do cenário crítico e fragilizado em que se encontra a educação no Brasil.

“Diante de tudo que tem acontecido atualmente em nosso país, estamos muito preocupados com o lugar da educação e do educador na sociedade e realmente precisamos ter rostos dispostos a falar”, comentou.

Nessa mesma perspectiva, o profissional de Educação Especial da Universidade Allan Damasceno também elogiou a iniciativa da Prograd pela realização do evento:

“Vejo com bons olhos a atitude de permanecermos em diálogo contínuo sobre a formação docente. Nós vivemos tempos de barbárie. Barbárie no sentido de silenciamento da possibilidade de estabelecer diálogo como liberdade constituinte de uma gestão coletiva, participativa e democrática. Um Seminário dessa natureza nos deixa atentos para dimensões que não podem ser banalizadas ou alienadas no cenário político, social e educacional em que vivemos”.

Ao final do evento, quem acompanhou a discussão teve a oportunidade de dar contribuições ao debate.

 

Por Ana Beatriz Paiva

 

Ir para o conteúdo
Configurações de cookies

Para garantir a melhor experiência ao usuário durante a visita aos nossos sites, a UFRRJ utiliza cookies.

Alguns cookies são estritamente necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar o desempenho do nossos websites e a sua experiência por meio da análise de tráfego. Esses cookies podem também incluir cookies de publicidade, instalados por terceiros, como redes sociais. Seu principal objetivo é integrar conteúdo de mídia social em nossos sites, como plug-ins sociais.

Navegando através do MENU LATERAL, é possível conhecer e gerenciar  as categorias de cookies utilizadas nos sites ufrrj.br

Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.