Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > II Seminário de Avaliação Institucional discute a Graduação na UFRRJ

II Seminário de Avaliação Institucional discute a Graduação na UFRRJ

20160531_095520

O seminário abordou temas diversos no processo de graduação (Foto: Ana Beatriz Paiva/Prograd)

O “II Seminário de Avaliação Institucional: Perfil da Graduação” aconteceu na manhã do dia 31 de maio no Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas. A pró-reitora de Graduação, Lígia Machado, estava na mesa e conduziu sua fala explicitando os problemas na evasão de alunos nos diversos cursos da UFRRJ.

De acordo com Lígia, é preciso definir melhor o termo “evasão estudantil”, já que órgãos distintos fazem definições particulares. Por exemplo, para coordenações de curso, considera-se evasão quando o aluno muda de uma graduação para outra, mas esta não é uma evasão sentida pela Universidade em maior escala, já que esse aluno ainda permanece na Instituição.

Outro ponto importante exposto no Fórum foi a reprovação de alunos em determinadas disciplinas. É possível perceber que a participação de alunos nos programas de tutoria tem melhorado significadamente seu desempenho acadêmico naquelas disciplinas consideradas mais difíceis, diminuindo assim, seus índices de reprovação.

O evento também destacou o aumento nos índices de integralização de curso, agora mais alunos tem terminado a graduação em tempo hábil.

“Estamos melhorando nossos níveis de integralização”, comentou Lígia Machado.

 

PENSANDO EM NÚMEROS

De 2013 à 2015 à Universidade detectou possuir 3.330 de alunos ingressantes por cotas raciais do total de 10.683 atuais. Nesse sentido, Lígia explicitou a necessidade de aumentar o número de responsáveis pelas análises documentais:

“Precisamos fazer uma discussão sobre o tratamento desses dados, é um trabalho muito difícil e requer atenção. É um momento que a Prograd praticamente para buscando atender a tempo essa demanda.”

 

COTISTAS INGRESSANTES EM 2015

E 2015-2, 33% dos alunos são autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas.

Em 2015 a Universidade recebeu 1.811 alunos de escolas públicas em detrimento de 1.723 alunos egressos de instituições privadas de ensino médio. Desde 2010 são 11.358 alunos oriundos de escolas públicas e 9.393 de escolas privadas. 

Em 2015 e 2016 houve um grande crescimento no número de alunos jovens, na faixa entre os 18 e 23 anos. Enquanto o número de adultos na Universidade cai consubstancialmente ao longo dos anos de graduação. Isto é, a idade média dos estudantes na Rural está caindo nos últimos anos.

20160531_095437

Da direita para esquerda: Valdomiro das Neves Lima e Lígia Machado (Foto: Ana Beatriz Paiva/Prograd)

METAS

O Fórum também evidenciou algumas metas traçadas pela equipe da Pró-Reitoria de Graduação para os próximos anos. Entre elas estão: reduzir os índices de evasão e repetência; a consolidação acadêmica da política de cotas; a ampliação da taxa de ocupação de vagas remanescentes; o aumento das taxas de sucesso estudantil ao longo da graduação; e melhorar a acessibilidade/inclusão de pessoas com necessidades especiais.

 

Na segunda parte do evento, a coordenadora da Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Graduação, Aurea Lunga Carvalho, expôs o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do técnico de Tratamento de Dados da Prograd e egresso do curso de Sistema da Informação, Everton Canevelo. O objetivo do TCC dele foi avançar o funcionamento do sistema de análise do setor e profissionalizar e aprimorar a gestão da Pró-Reitoria, expondo de forma mais clara para os coordenadores como está o quadro de desenvolvimento de cada graduação.

No Seminário também foi apresentado o desenvolvimento de sistemas que mapearam de melhor forma os índices de reprovação, evasão, permanência e desenvolvimento dos estudantes cotistas ou não. Bem como a necessidade de aprimorar e unir as necessidades dos departamentos que oferecem disciplinas interdepartamentais.

 

Por Letycia Nascimento

Postado em 07/06/2016 - 14:20 -

Notícias Relacionadas

Processo seletivo para reintegração aos cursos de graduação da UFRRJ recebe inscrições até 8/12
Divulgado edital de mobilidade intercampi para estudantes de graduação
UFRRJ divulga processo seletivo para 888 vagas residuais em cursos de graduação
Universidade Aberta do Brasil: edital para concessão de bolsas de coordenador de curso
UFRRJ realiza sessões solenes de colação de grau de 957 formandos

Últimas Notícias

Skip to content