Evento promovido pelo projeto de extensão do Departamento de Esporte e lazer, ‘Derrubando Muros e Integrando Pessoas’ reuniu cerca de 100 participantes e reforçou o papel do esporte como ferramenta de inclusão e formação cidadã.
A quadra poliesportiva do CIEP 156, no bairro Km 40, em Seropédica, vibrou com a energia da segunda edição do Conexão na Rede, realizada no último sábado (20/09). Promovido pelo projeto de extensão do Departamento de Esporte e Lazer da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, “Derrubando Muros e Integrando Pessoas“, o torneio anual se consolidou como um poderoso momento de celebração, aprendizado e, acima de tudo, de fortalecimento dos laços entre a Universidade e a comunidade local.
O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, incluindo alunos do projeto, familiares, professores e a equipe de gestão, transformando o espaço em um grande palco de convivência e troca de experiências.
Nesta edição, o voleibol foi a modalidade escolhida para movimentar os participantes. Quatro equipes, formadas exclusivamente por alunos dos polos de Seropédica, sendo eles do CIEP 156, localizado no bairro Jardins – popularmente chamado de km 40 – e no CIEP 155, situado no bairro Fazenda Caxias, disputaram o torneio. Mais do que a competição, o que se destacou foi o clima de cooperação e o espírito coletivo em quadra. Ao final, a equipe CIEP 156B sagrou-se campeã.
A organização do evento fez um agradecimento especial aos professores Higo Emanuel e Giovanna Zumpichiatti, que conduzem a modalidade de vôlei no projeto. O trabalho pedagógico da dupla foi ressaltado como essencial não apenas para o aprimoramento técnico dos jovens atletas, mas também para a promoção de valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe.
Para Willians Douglas, coordenador do “Derrubando Muros”, o evento vai muito além de um simples campeonato. “Este evento é um momento fundamental de integração entre os bairros, a universidade e a sociedade. Ele consolida o sentimento de pertencimento dos alunos ao projeto e à própria Rural”, afirma.
O coordenador destaca o caráter inclusivo da competição. “Tivemos um verdadeiro show de inclusão, com a participação de alunos autistas e trans. As equipes foram mistas, não divididas por gênero, focando na cooperação. Isso mostra o esporte em sua dimensão pedagógica, que acolhe e ressignifica as dinâmicas sociais, em vez de apenas reproduzi-las. É o esporte como ferramenta de transformação, o que faz todo o sentido para um projeto acadêmico”, explica Willians.
O “Derrubando Muros e Integrando Pessoas” é uma ação de extensão da UFRRJ que, desde sua criação, em 2024, tem como missão democratizar o acesso ao esporte, à cultura e ao lazer. Atualmente, o projeto atende mais de 550 pessoas, com núcleos em Seropédica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e, mais recentemente, no Sul Fluminense.
O Diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL) da UFRRJ, Thiago Rosa, destaca a importância estratégica de ações como essa para a instituição. “O sucesso do ‘Conexão na Rede’ materializa o papel da universidade pública, ser um agente de transformação social ativo em seu território. O Departamento de Esporte e Lazer tem o compromisso de apoiar iniciativas como o ‘Derrubando Muros’, que não apenas promovem a saúde e o bem-estar, mas formam cidadãos conscientes e abrem as portas da UFRRJ para a comunidade. Ver essa integração acontecendo na prática, com jovens, famílias e nossos extensionistas juntos, reforça que o esporte é uma das mais poderosas ferramentas de inclusão e educação que possuímos”, pontua o diretor.
O êxito do projeto é fruto de uma rede de colaboração que inclui o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), do DEL e de coletivos parceiros, como o Integraliza e o Tudo Numa Coisa Só, que fortalecem a dimensão social da iniciativa.
Nascido no ginásio da UFRRJ em sua primeira edição, o Conexão na Rede se firma no calendário anual do projeto como um símbolo do seu compromisso: usar o esporte para derrubar muros, sejam eles físicos ou sociais, e integrar pessoas.
Texto: João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Foto: Helber Carvalho, bolsista do projeto derrubando muros, DEL/PROEXT