A 18º edição do Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, também conhecida como SBGf Conference Rio25, aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de 25 estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Geologia do Instituto de Geociências (Igeo) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
“Este é o evento científico de geofísica mais importante da América Latina com a EXPOGEF que é a feira de divulgação das entidades, universidades e empresas que promovem a geofísica no mundo. Tivemos a participação recorde dos alunos da UFRRJ em apresentação pôster e oral, voluntários na organização do evento e participantes de minicurso”, detalha Suze Guimarães, professora do Departamento de Petrologia e Geotectônica da UFRRJ.
Na ocasião, a docente da UFRRJ ministrou o minicurso Geoenergia (ou Energia Geotérmica), em que apresentou uma introdução sobre o tema, além de abordar o panorama de aplicação da geoenergia em contexto brasileiro.
“Esse minicurso apresentou uma visão introdutória sobre as fontes de energia derivadas de calor interno do planeta, destacando seu papel no cenário energético atual. Foram abordados os princípios fundamentais da geoenergia, incluindo recursos energéticos. O que evidenciou a geoenergia como uma alternativa promissora na matriz energética, com potencial para contribuir na redução de impactos ambientais, além de abrir caminhos para novas tecnologias e pesquisas na área”, explica.
Seguem alguns registros dos alunos ruralinos:















A SBGf Conference é uma conferência organizada pela Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), o principal encontro do setor de geociências na América Latina, que reúne especialistas, profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir inovações, sustentabilidade e colaboração na área.
“A participação dos alunos representa uma oportunidade significativa de formação acadêmica e profissional. Os estudantes puderam ter contato com pesquisas atuais, novas tecnologias e especialistas de diversas partes do mundo, ampliando sua visão sobre a área. Além disso, essa experiência contribui para o desenvolvimento de habilidades como comunicação, trabalho em rede e atualização científica, fortalecendo a qualidade da formação e incentivando futuros projetos e parcerias”, disse Suze Guimarães, que agradece a organização do evento SBGF por fomentar algumas inscrições de alunos, tanto no evento em si quanto nos minicursos, e aos professores do Igeo/UFRRJ, Sérgio Valente, Alexis Nummer, Tiago Marino e Elisabete Rocha, que contribuíram também para inscrição e participacão dos discentes ruralinos.
Para mais informações sobre o evento, acesse: https://rio25.sbgf.org.br/index.php
Com informações de Suze Guimarães. Fotos: Divulgação Igeo/UFRRJ.