No dia 21 de julho, o Instituto de Geociências (IGEO/UFRRJ) realizou uma cerimônia de descerramento da placa em homenagem à professora Maria Hilde de Barros Goés e ao professor Jorge Xavier da Silva.
O professor Xavier, como era conhecido por alunos e colegas, detinha uma inteligência matemática espantosa. Fazia cálculos complexos de maneira fácil. Além disso, tinha um grande poder de oratória, que nas reuniões do antigo Departamento de Geociências na UFRRJ, transformava-se em breves discursos, onde seus colegas demostravam sempre grande respeito e admiração. Seus posicionamentos em reuniões eram cirúrgicos e mostravam amplo domínio, contemplados pela sua grande experiência acadêmica.
Xavier foi mentor de muitos alunos de graduação e pós-graduação, e teve a ousadia de trazer, na década de oitenta, o geoprocessamento para avaliação de questões ambientais. Um grande visionário das novas técnicas de avaliação ambiental, que estavam dando seus primeiros passos. Sua carreira acadêmica começou pela graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1959; a seguir, o mestrado em Geografia, na Louisiana State University – LSU (1963) e o doutorado em Geografia na mesma instituição (1973). Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuava como assessor da Reitoria da UFRRJ. Cientista Nosso Estado pela FAPERJ entre 2008 e 2011. Possuía enorme experiência na área das Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Sistemas Geográficos de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas geográficos de informação, geoprocessamento, saga/UFRJ, análise ambiental e geoprocessamento, análise ambiental. Deixou um enorme legado que hoje está sendo homenageado pela Rural.
A professora Hilde desempenhou importante papel na formação de recursos humanos, coordenando o antigo LGA/UFRRJ – Laboratório de Geoprocessamento Aplicado. Extremamente afável e carismática, tinha um sorriso franco e generoso com todos. Seu sotaque alagoano perpetuou-se ao longo dos tempos ruralinos. Possuía uma grande característica: sua religiosidade. Orava diariamente e, no seu ambiente de trabalho e residência, criava pequenos espaços de meditação e contemplação espiritual. Compunha com o professor Xavier uma dupla excepcional.
O LGA foi a rede de laboratórios de geoprocessamento que desenvolveu a metodologia e aplicação do software livre VISTA-SAGA para uso a acadêmico e público. Sua carreira acadêmica foi iniciada pela graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas em 1971, seguida do mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Primeira Professora Titular do atual Instituto de Geociências da UFRRJ, detentora de grande experiência na área das Geociências, com ênfase em Geomorfologia, Hilde trabalhava principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, base de dados, planejamento ambiental, avaliações ambientais e gestão ambiental.
Inquestionável a grande contribuição científica destes dois cientistas.