Evento contou com simpósios e oficinas a fim de trazer visibilidade às pesquisas realizadas na Universidade
O Programa de Pós-Graduação em História (PPHR) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou, entre os dias 3 e 5 de novembro de 2025, seu primeiro Seminário Discente com tema História, Cultura e Políticas Públicas: Perspectivas e debates. O evento reuniu discentes e egressos da graduação e pós-graduação, da UFRRJ e de outras instituições do Rio de Janeiro, de diversos estados e de outros países.
Com 185 inscrições e 173 trabalhos aprovados, o seminário teve 15 simpósios temáticos ocorrendo de forma virtual e presencial, dividido nos três dias do evento. Além de cinco oficinas abertas ao público e mesas de abertura e encerramento, contando com a presença de José Luis Luque, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFRJ, e Marcio Borges, diretor do Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ. E com mediação dos professores Marcos Caldas (PPHR/UFRRJ), primeiro coordenador substituto do PPHR, e Mônica Ribeiro, coordenadora do PPHR/UFRRJ.
A participação dos egressos do PPHR, Dra. Jéssica Santana, Dra. Marcela Oliveira, Dr. Nathanael Silva, Dra. Alessandra Tavares, Dr. Allofs Daniel, Dra. Tânia Amaral e Dr. Eduardo Possidônio, abrilhantou as mesas de abertura e encerramento. O evento também contou com apoio de docentes, laboratórios e grupos de pesquisa: Cedim, Nupep, Nephs, Lapethi, Lalia, Lami, Pet História, Led, As desigualdades da escravidão, Cahis, entre outros.


O Seminário foi pensado para trazer visibilidade às pesquisas realizadas na Baixada Fluminense, em especial na UFRRJ, como lugar de alta produção acadêmica e para amenizar as desigualdades entre o centro e a periferia, propiciando a articulação da comunidade acadêmica no estado. O alto engajamento da comunidade acadêmica, principalmente de Nova Iguaçu, mostra a importância de eventos que proporcionem a integração dos alunos e mobilização dos grupos de laboratórios de pesquisa da História e de outros cursos.
Alcançando seu objetivo inicial de prestigiar as pesquisas feitas pela comunidade ruralina e integrar discentes e egressos de outras universidades, o I SDPPHR superou as expectativas dos envolvidos e se prepara para a próxima edição, em 2026.
A comissão organizadora foi composta por Lucas Amaral, Tainara Vasconcellos, Matheus Soares, Vitória Godoy e Maria Eloah Bernardo, discentes do PPHR e contou com a colaboração de discentes voluntários de graduação e pós-graduação da UFRRJ.
Texto: Ruan Fernandes (CCS/UFRRJ), com informações de Tainara Vasconcellos (PPHR/UFRRJ).
Fotos: Tainara Vasconcellos (PPHR/UFRRJ).