Portal UFRRJ > Notícias Graduação > I Fórum Internacional de Estudantes: diálogos da diáspora africana nas Américas” aconteceu semana passada no IM
I Fórum Internacional de Estudantes: diálogos da diáspora africana nas Américas” aconteceu semana passada no IM
Da dir. p/ esq. prof. Elaine, reitora Ana Dantas, prof. Otair e coord. Carlos Alberto (foto: Letycia Nascimento/Prograd)
Aconteceu na última semana, de 16 à 20 de maio, no Instituto Multidisciplinar, no Câmpus Nova Iguaçu, o “I Fórum Internacional de Estudantes: diálogos da diáspora africana nas Américas”, O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas (Leafro) da UFRRJ em parceria com a Universidade de West Indies (UWI) nem Barbados - Caribe.
Para participar do Fórum, 15 alunos da UWI em Barbados estiverão na Rural para trocar experiências durante toda a semana, desde experiências culturais até as políticas e sociais do papel do negro na sociedade e na universidade.
A mesa de abertura contou com a participação da magnífica reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas Soares; do coordenador da Coordenadoria de Ralações Internacionais e Interinstitucionais (Corin), Carlos Alberto R. Rosa; da professora Elaine Rocha, que é a responsável pelos estudantes vindos de Barbados; e do professor e coordenador do Leafro na Instituição, Otair Fernandes.
Na ocasião, Ana Dantas falou da importância de tratar políticas públicas e etnográficas na atual conjuntura política do Brasil.
“A troca de experiências com os alunos da UWI e a integração das minorias na Universidade é de suma importância na luta pelos avanços de políticas específicas”, declarou.
Na quarta-feira do evento representantes do "Coletivo Preto Dandaras da Baixada" participou da mesa de debate sobre o papel e o espaço do negro e da negra na universidade. O objetivo era trocar experiências e diálogos de como o negro é visto nesses espaços, além de discutir e refletir sobre sua integralização na educação.
Na programação do evento estavam agendadas visitas culturais ao Rio de Janeiro e aos pontos específicos onde há a representatividade do negro e a importância de sua existência na formação da cultura brasileira.
PRIMEIRO CONTATO COM O BRASIL
A professora Elaine Rocha é brasileira e leciona a história do Brasil na Universidade West Indie e dentre as disciplinas que ministra está a “História do Carnaval”, com especificidade na importância do negro na formação cultural do Carnaval, o embranquecimento do carnaval carioca e a africanização do carnaval baiano. A partir do contato com as disciplina, alunos do curso de história da UWI manifestaram interesse em conhecer o Brasil e a forma como a cultura negra é vivida aqui, objetivando uma vivência etnográfica do assunto.
O evento reuniu professores e alunos da Universidade da UWI e da UFRRJ (foto: Letycia Nascimento/Prograd)
A parceria do Leafro com a Universidade de Barbados pretende se expandir em suas políticas de interação e comunicação, levando alunos à Barbados e chegando a pontos cruciais no desenvolvimento de políticas e ações afirmativas para o negro.
O Professor Carlos Alberto Rosa, enxerga com positivismo a parceria da UFRRJ e da UWI. Ele considera que a crise que o Brasil enfrenta atualmente serve de estímulo para seu crescimento.
“Nós aprendemos a nos movimentar na crise. Meus 43 anos de experiência no ensino superior me mostraram que ela é favorável ao crescimento. Acho que conseguiremos manter essa parceria e ampliar nossos programas de intercâmbio”, afirmou.