“Meu maior prazer é ver a Universidade se expandir. Eu quero que ela ande, caminhe. Não pode parar de crescer”, disse certa vez José Galdino de Lima, carinhosamente conhecido como “Seu Zuza”, em uma entrevista ao periódico Rural Semanal, que contava com uma sessão específica para homenagear servidores que marcaram a história da instituição. São palavras vindas de um profissional engajado, que dedicou mais de 40 anos de sua vida em serviço à Universidade. Nesta terça-feira (26), ele e seu filho, Leonardo Oliveira de Lima, ambos falecidos recentemente, foram homenageados em uma emocionante cerimônia.
Por deliberação do Conselho Universitário da UFRRJ, Seu Zuza foi homenageado com a nomeação para o próprio prédio da Prefeitura Universitária, que agora se chama Prédio José Galdino de Lima. Por sua vez, Leonardo, conhecido como “Léo”, teve nome atribuído à sala da Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea), vinculada a Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional. Léo, que foi contratado como funcionário terceirizado pela Rural a partir de 2004, veio a óbito em março de 2021, aos 44 anos de idade, devido a complicações causadas pela Covid-19. Seguindo os passos de seu pai, Leonardo desempenhou suas funções com dedicação e cuidado em todos os lugares pelos quais passou dentro da Universidade, tendo sido parte da equipe da Divisão de Serviços Gerais no ICHS e da Copea, onde permaneceu até o final de sua vida.
Na sala do edifício onde Leonardo e José dedicaram tantos anos de suas vidas à construção de uma universidade melhor, autoridades administrativas, amigos, familiares e colegas de trabalho se reuniram. Em sua fala, o reitor Roberto Rodrigues enfatizou a significativa contribuição de ambos os servidores. “Todos nós sabemos que nossa jornada eventualmente chegará ao fim, e essa jornada é marcada por realizações e momentos compartilhados, seja individualmente ou em grupos. Seu Zuza e Leonardo viveram intensamente essa jornada aqui, nesta Universidade, o que nos permite hoje homenageá-los e eternizá-los.” Além do reitor, compuseram a mesa de homenagens o vice-reitor Cesar Da Ros, a Pró-Reitora da Propladi Rejane Santiago, o prefeito universitário Paulo Chaves, e o coordenador da Copea Ruy de Athayde Filho.
O evento também incluiu uma apresentação de instrumentistas da Assembleia de Deus, igreja da qual Leonardo e Seu Zuza eram membros, bem como uma tocante homenagem aos seus familiares. Silvana Oliveira de Lima, filha de José e irmã de Leonardo, em seu discurso, lembrou da profunda ligação de sua família com a UFRRJ. “Hoje, derramo lágrimas, mas são lágrimas de gratidão, pois sei que eles foram bons para nós, assim como meu pai foi bom para todos vocês”, afirmou ela, concluindo com estas palavras: “Peço a todos que nunca os esqueçam, pois tenho certeza de que meu pai e meu irmão nunca os esqueceriam”.
Texto e fotos: Nicole Lopes, bolsista de Jornalismo da CCS