Desafio reconheceu iniciativas de estudantes e pesquisadores voltadas ao desenvolvimento sustentável e à transformação social na Baía de Sepetiba
Atualizado em 31/10/2025.
Durante a cerimônia de encerramento da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi realizada a premiação dos projetos vencedores do Edital nº 52, “HACKATHON MAR&TECH: Inovação e Responsabilidade Social na na Cadeia Produtiva da pesca, maricultura e turismo da Baía de Sepetiba”, uma das grandes novidades desta edição do evento.
A Pró-Reitoria de Extensão (Proext), em parceria com a empresa Porto Sudeste, lançou um edital voltado ao estímulo de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios que permeiam a cadeia produtiva da pesca artesanal na Baía de Sepetiba. A iniciativa reforçou o compromisso da Porto Sudeste e da UFRRJ com os princípios da responsabilidade social e com a construção de um futuro mais equilibrado entre desenvolvimento e conservação marinha.
A convocação se inseriu no contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), proclamada pela ONU com o propósito de mobilizar esforços globais em prol da recuperação e preservação dos oceanos e de fortalecer a implementação da Agenda 2030. Ao destacar esse marco internacional, o edital buscou fomentar iniciativas que conciliam conhecimento científico, valorização das comunidades locais e práticas ambientalmente responsáveis.
A pró-reitora de Extensão, professora Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa, destacou, durante a solenidade, o caráter transformador da ação.“Essa SNCT foi marcada por várias novidades, e uma delas foi justamente o Desafio de Ideias, um edital lançado pela Proext em parceria com o Porto Sudeste, que chamamos de Hackathon. Tivemos várias linhas de atuação, e as equipes da universidade se organizaram para responder a desafios reais. Foi uma experiência memorável participar dessa parceria que trouxe resultados incríveis”, afirmou a pró-reitora.
Ao todo, sete projetos foram inscritos, representando diferentes áreas e propostas de impacto social. Durante a cerimônia, foram anunciados os três projetos premiados e entregues pelas três representantes da Porto Sudeste, Paula Lima e Cintia Santana, analistas de responsabilidade social, e Fernanda Franco, analista de relações institucionais.
Representando o Porto Sudeste, a analista de responsabilidade social Paula Lima celebrou a qualidade das propostas e o potencial transformador da parceria. “Acredito que os verdadeiros premiados são as comunidades da Baía de Sepetiba, que serão beneficiadas com os resultados desses projetos. Foram dias de mentorias e apresentações incríveis, mostrando o quanto a universidade pública tem potencial de transformar o território. Esse é o início de uma grande parceria entre o setor público e o privado, capaz de gerar desenvolvimento sustentável de verdade”.

Paula destacou ainda o impacto social do projeto vencedor, desenvolvido na região da Marambaia, ressaltando o envolvimento comunitário e a relevância da pesquisa aplicada à realidade local.
Encerrando a entrega, a pró-reitora Maria Ivone reforçou a importância da parceria institucional que tornou o edital possível. “Essa aproximação com o Porto Sudeste nasceu de uma iniciativa conjunta da UFRRJ, especialmente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que organizou uma comitiva para visitar empresas da zona portuária. A partir desse diálogo, surgiu essa colaboração que já começa a render excelentes frutos. Agradeço imensamente à equipe do Porto Sudeste pela confiança e parceria”, finalizou.
Trabalhos premiados
1º lugar: Mini Unidade Comunitária de Beneficiamento do Pescado na Baía de Sepetiba: Produtos de Valor Agregado e Aproveitamento Integral.
Prêmio: Quatro laptops (um para cada estudante), placa de reconhecimento, visita técnica ao Porto Sudeste e horas extensionistas.
2º lugar: Caiu na rede, é peixe! Criação de preparações culinárias sustentáveis com o pescado da Baía de Sepetiba para o incremento do turismo gastronômico e capacitação profissional.
Prêmio: Quatro smartwatches (sendo um para cada estudante), placa de reconhecimento, visita técnica ao Porto Sudeste e horas extensionistas.
3º lugar: Cultivo de Kappaphycus alvarezii como Solução de Biofiltração, Sequestro de Carbono e Geração de Bioinsumos na Baía de Sepetiba.
Prêmio: Placa de reconhecimento, visita técnica ao Porto Sudeste e horas extensionistas.



Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Nota: Erramos – Comunicamos que, na versão original desta matéria, publicada em 30/10, o edital referente ao Hackaton foi informado incorretamente. O correto é Edital nº 52 “HACKATHON MAR&TECH: Inovação e Responsabilidade Social na na Cadeia Produtiva da pesca, maricultura e turismo da Baía de Sepetiba”. A informação já foi corrigida no texto.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de jornalismo da PROPPG/CCS.
Fotos: Jonathan Monteiro e João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de jornalismo da Prograd/CCS.