Organizado pela Coordenação da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão e ofertado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o curso Diversidade e Inclusão foi elaborado para atender a servidores e anistiados que fazem parte da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) da UFRRJ. A proposta do curso é proporcionar o diálogo com o grupo sobre temas variados na área dos direitos humanos.
Até o momento, já foram concluídas três turmas do curso, sendo duas com guardas do câmpus de Seropédica, e uma composta com servidores do Instituto Multidisciplinar, do câmpus de Nova Iguaçu.
O curso tem carga horária total de 12 horas e é realizado ao longo de seis semanas. A cada encontro, um tema sobre direitos humanos é tratado: sensibilização; pessoas com deficiência; relações étnico-raciais; gênero; identidade de gênero e sexualidades; empatia. O objetivo da ação é delinear a importância da valorização da diversidade e das diferenças, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência coletiva de desconstrução de estereótipos, estigmas e violências, para a promoção da cultura de paz.
Além da Coordenação da Política Institucional pela Diversidade, a equipe de professoras e professores do curso contou com profissionais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes); do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI); do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Leafro); do GT Parentalidade, Trabalho e Cuidados; e do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (Legesex). A previsão é que em 2023 mais três turmas sejam atendidas, sendo uma no câmpus de Três Rios e mais duas no câmpus de Seropédica, totalizando, ao final, cerca de 80 guardas contemplados pela ação.