A Associação de Ex-alunos do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) atua na própria instituição e foi criada no dia 20 de abril de 2023. O grupo já conta com o seu primeiro presidente: Roberto Guedes, que dispõe de uma equipe de coordenadores para ajudar na administração do projeto.
O primeiro encontro ocorreu no dia 22 de julho em comemoração à criação do projeto. Foi feito um almoço para os que já estavam inscritos no grupo e a associação planeja fazer mais encontros para relembrar os tempos antigos da instituição. A confraternização também foi feita para oficializar a criação da associação e a posse dos diretores do grupo.
O objetivo da Associação é promover o encontro entre ex-alunos do CTUR, do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Simões Lopes (CTAISL), do Colégio Técnico de Economia Doméstica (CTED), além de mostrar como o câmpus está atualmente e fortalecer a memória da instituição.
Para que sua fundação acontecesse, o grupo contou com o apoio de ex-alunos e professores do CTUR e do diretor do colégio, o professor Luiz Carlos Estrella Sarmento, que atuou com o incentivo à iniciativa.
O colégio técnico comemorou, entre os dias 10 e 13 de maio, os 80 anos da instituição. Fruto da junção, em 1973, do CTED e do CTAISL, a história do CTUR, na verdade, inicia-se um pouco antes, com a implantação do Aprendizado Agrícola em 1943, criado por meio do Decreto-lei nº 5.408/43, do presidente Getúlio Vargas.
O formulário de ingresso para o grupo podem ser encontrado nas mídias sociais da Associação de Ex-alunos, confira: Instagram e Facebook .
Por Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo, sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).