Nesta quarta-feira, 5/12, foram comemorados os 25 anos da Fazendinha Agroecológica do Km 47, na sede do projeto em Seropédica- RJ. Com atividades durante todo o dia, o evento contou com exposições de fotos sobre a Fazendinha, café da manhã com alimentos produzidos no local, além das diversas histórias dos profissionais que atuam ou atuaram na iniciativa.
A mesa de abertura foi composta por representantes da UFRRJ, da Embrapa Agrobiologia, da Pesagro-Rio e do Colégio Técnico da Universidade Rural (Ctur), instituições que compõem o projeto. A celebração também foi escolhida para o lançamento da nova identidade visual da Fazendinha, criada pela Coordenadoria de Comunicação Social, Imprensa Universitária e pela comissão organizadora do evento.
O Sistema Integrado de Produção Agroecológica, nome oficial da Fazendinha, surgiu em 1993, fundado pelo pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Dejair Lopes de Almeida, e pelo professor da UFRRJ, Raul de Lucena (1937-2018). Com atividades de ensino, pesquisa e extensão, mais de 40 tecnologias que melhoram sistemas de produção de alimentos já foram desenvolvidas no local. Com cerca de 20 mil visitantes e 1000 eventos catalogados, entre 2000 e 2018, a Fazendinha é referência em agroecologia e agricultura orgânica no país.
Texto e fotos: Matheus Brito, estagiário de Jornalismo da CCS/UFRRJ.