Promover a pesquisa, celebrar convênios, conceder bolsas de estudos e promover o intercâmbio entre pesquisadores nacionais e estrangeiros são apenas alguns dos objetivos da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur – https://fapur.org.br/). Para que estas e outras finalidades sejam atingidas de modo contínuo e, também, que a fundação tenha uma gestão afinada com os novos tempos, foi necessário pensar em novas estratégias para a entidade. Assim, no dia 13 de setembro, no auditório da Biblioteca Central da Rural, o Conselho Instituidor e Colaborador (CIC) da Fapur se reuniu e aprovou, por unanimidade, o novo estatuto da Fundação.
Na mesa do evento estiveram presentes o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, que também é presidente do CIC, o gestor da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin), professor José Luis Luque, e a vice-presidente da Fapur, professora Clarissa Oliveira da Silva.
A aprovação do novo estatuto é a fase final de uma sequência de várias etapas preliminares, todas elas publicizadas no site da Fapur. A Administração Central da UFRRJ participou ativamente deste processo, que teve com resultado a elaboração de um documento com perfil mais moderno e que atende à legislação atual. A proposta foi outorgar à Fundação maiores possibilidades para o aproveitamento de novas oportunidades e, ainda, estreitar os vínculos entre a UFRRJ e sua fundação de apoio.
Uma das principais mudanças que passarão a vigorar com o novo estatuto é a extinção do Conselho Instituidor e Colaborador da Fundação. Com isso, haverá uma redefinição na composição e na estrutura do seu Conselho Superior, no qual será reforçada a participação orgânica da Administração Central da UFRRJ.