Pesquisadores devem inscrever proposta na Fundação até 27 de abril
Por Victor Ohana, da Fapur
Estão abertas as inscrições para o Programa Petrobras Socioambiental 2018, que selecionará projetos em seis linhas de atuação: “Água”, “Biodiversidade”, “Florestas e Clima”, “Direitos da Criança e do Adolescente”, “Educação” e “Esporte”. O investimento em cada projeto será de R$ 5 milhões. A Petrobrás receberá propostas até 4 de maio, porém, para se inscrever através da Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Rural (Fapur), o pesquisador deve submeter sua proposta até 27 de abril. A Fundação oferecerá assistência administrativa ao projeto.
Em primeiro lugar, o interessado deve preencher o formulário no site da petroleira. Depois disso, é preciso entregar na sede da Fapur uma versão impressa do formulário preenchido e uma versão impressa do projeto, até o dia 27, às 14h. Uma cópia da nossa publicação no site da Fundação também deve ser impressa (clique aqui). A cópia deve ser assinada pelo coordenador geral e anexada ao formulário e ao projeto, para que se demonstre acordo com as condições aqui estabelecidas.
De acordo com o regulamento, a Fapur poderá enviar até duas propostas para a Petrobras, e apenas uma será admitida pela empresa. Por isso, caso a Fundação receba mais de duas propostas, o Conselho Técnico-Científico da instituição selecionará os projetos em reunião no próprio dia 27. Os critérios estabelecidos serão divulgados junto com os resultados. Membros do Conselho que apresentarem propostas não participarão da comissão de avaliação.
A despesa operacional administrativa da Fapur deve incorporar 15% do orçamento total da proposta. Além disso, mesmo que o projeto tenha sido contemplado pela Petrobras, a Fundação ainda terá o direito de avaliar se firmará ou não o instrumento de pactuação, ou seja, o contrato ou termo de cooperação. Isso porque a Fapur deve analisar o formato de prestação de contas adotado pelo programa, que ainda não foi divulgado. O Conselho só enviará o projeto à Petrobras caso este formato viabilize a execução financeira dos valores dedicados à Fapur.