Por Ricardo Portugal
Nascidos em Nova Iguaçu, Denise de Moraes Santana (foto) e seus quatro filhos estudaram juntos e se formaram pelo Instituto Multidisciplinar, o câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu. Um exemplo da importância do ensino público, gratuito e de qualidade na vida dos moradores da Baixada Fluminense.
Denise sempre teve uma relação de proximidade com a UFRRJ, pois seu avô trabalhou como motorista no câmpus Seropédica. Graças ao Programa de Reestruturação e Expansão nas Universidades Federais (Reuni), iniciado em 2007, ela conseguiu ingressar através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizar o sonho de estudar numa universidade pública.
Pouco mais de um ano após ter ingressado no curso de Letras (Português-Literaturas), os filhos também entraram no IM. Vinicius cursou Direito, Isabel fez Pedagogia, Rafael se graduou em Psicologia e Felipe estuda Economia.
Para Denise, a existência de uma universidade pública na Baixada é essencial para o resgate da cidadania de uma população carente. Ela ressaltou que, assim como a dela, a Rural tem transformado para melhor a vida de muitas famílias pobres da região. Denise já foi empregada doméstica, diarista, costureira e, agora, pretende se tornar professora.
Ela fez um apelo aos estudantes do IM e aos moradores da Baixada: “Defendam a universidade pública. Muita gente não sabe sobre sua existência nessa região, tampouco sobre seu direito de ingresso nela”.