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Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) – informações importantes

No Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia a qualidade da formação dos concluintes bem como a qualidade dos cursos de graduação.

 

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são expressos em escala contínua, em cinco níveis. O Ciclo Avaliativo do Enade compreende a avaliação periódica e trienal de cursos de graduação, tendo como foco o desempenho dos estudantes bem como a sua percepção sobre o curso de graduação.

 

Três indicadores são particularmente relevantes neste processo: a nota dos discentes no ENADE (CE), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), este último representando o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento do estudante concluinte. O CPC, por sua vez, é calculado utilizando 8 indicadores de três dimensões:

 

Dimensões para Cálculo do CPC %
Desempenho dos estudantes (nota no ENADE 20% e do IDD 35%)  

55

Corpo docente (nota que considera a proporção de mestres, doutores e regime de trabalho)  

30

Percepção do discente sobre as condições do processo formativo (Questionário do Estudante – preenchimento obrigatório no ENADE) – organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas e oportunidades de ampliação formação acadêmica e profissional.  

15

Adaptado da Nota Técnica No 18/2028/CGQES/DAES

 

A data de divulgação dos resultados do ENADE tem acontecido até o mês de setembro do ano posterior à realização do Exame. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que tem previsão de divulgação até o final do ano. Na edição Enade 2022, os indicadores foram publicados 12 de abril de 2024.

 

O ENADE na UFRRJ e as próximas avaliações

Participaram do ENADE 2022 (ciclo III) 17 cursos de bacharelado das ciências sociais aplicadas e humanidades da UFRRJ: cursos de Administração EAD e os três presenciais dos três campus (4 cursos), Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito dos três campus (6 cursos), Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social e Turismo.

 

Em 2023, foram avaliados estudantes dos bacharelados em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia. A divulgação dos resultados do ENADE 2023 está prevista para setembro de 2024.

 

Em 2024, será a vez das Licenciaturas e Bacharelados em Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras (português, inglês e espanhol); Matemática; Música; Pedagogia; e Química.

 

O quadro abaixo apresenta os indicadores dos 17 cursos da UFRRJ que participaram do ENADE 2022.

 

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

 

O melhor desempenho observado foi o do curso de Serviço Social, que obteve conceito máximo (5) em todos os indicadores, tendo melhorado os conceitos do CPC e do IDD referentes ao Ciclo anterior. Os demais destaques foram o curso de Direito do Instituto Três Rios e Turismo, com melhoria dos conceitos quando comparado aos anteriores. Obtiveram notas 4 e 5 no ENADE, 65% dos cursos avaliados em 2022. Quanto ao CPC, 70% obtiveram nota 4. O indicador mais preocupante foi o IDD, que expressa o desenvolvimento discente ao longo do curso. Dentre os cursos avaliados, 82,3% obtiveram notas entre 3 (64,7%) e 2 (17,6%) no IDD, sendo que o decréscimo em relação à edição anterior do ENADE (2018) foi de 35% dos cursos avaliados.

 

Os resultados devem subsidiar decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da Educação Superior.

 

Na UFRRJ, os resultados contribuem para a definição de metas dos Planos de Gestão e Avaliação dos Cursos, deliberação recentemente aprovada pelo CEPE, com impacto na reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, ações de gestão e de práticas pedagógicas, na busca da melhoria dos cursos de Graduação.

 


Postado em 02/05/2024 - 10:36 -

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