Pesquisa científica realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com participação do professor do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Sávio Amado da Silva, foi destaque em reportagem deste domingo, 6/4, na Agência Brasil.
O estudo aborda a aplicação do exame de ecocardiografia para a conservação do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), atualmente vulnerável à extinção.
A reportagem ressalta que a espécie requer cuidados que vão além da preservação do seu habitat. Pois, quando resgatada e em cativeiro, precisa de atenção especial por seu risco aumentado de problemas cardíacos.
Em entrevista para compor a matéria jornalística, o professor Sávio Amado da Silva salientou que as conclusões da pesquisa são um passo importante para a preservação da espécie, por reconhecer a predisposição dos tamanduás-bandeiras a doenças cardíacas, especialmente entre os animais resgatados, que foram obrigados a viver em criadouros artificiais ou que se tornaram cativos em zoológicos.
“Considerando que a cardiomegalia e outras doenças cardíacas são frequentes nessa espécie e podem levar à morte desses animais, o estabelecimento dos parâmetros próprios e confiáveis na ecocardiografia é o primeiro grande passo para termos segurança no diagnóstico de doenças cardíacas. Logo, a partir desse padrão, haverá maior eficiência no tratamento de animais doentes, que poderão ser recuperados em menor tempo, viabilizando a reprodução e manutenção de suas populações, seja em cativeiro ou na vida-livre”, afirmou.
Para ler a íntegra do texto, acesse: https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-04/estudo-avalia-saude-cardiovascular-dos-tamanduas-bandeiras-no-pais
A versão em áudio está disponível a seguir:
O Portal Agro 2 divulgou, em 7/4, o texto “Pesquisa aponta risco cardíaco em tamanduás-bandeiras fora da natureza”, redigido com base na publicação da Agência Brasil.
O site Maratimba.com também repercutiu a reportagem com notícia publicada em 6/4: “Estudo revela riscos cardíacos em tamanduás-bandeiras resgatados”.
Em 24/3, o estudo foi notícia no Portal da UFRRJ . Saiba mais: https://portal.ufrrj.br/pesquisa-com-participacao-de-docente-da-ufrrj-estabelece-fundamentos-para-a-ecocardiografia-em-tamanduas-bandeira/
Edição: Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.