Por Ricardo Portugal/Assessoria de imprensa do IM/UFRRJ
A biblioteca do Instituto Multidisciplinar foi recentemente alvo de um estudo inédito e bastante interessante. O trabalho resultou num livro intitulado “Um estudo avaliativo da biblioteca do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro”, e constituiu-se a partir de uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cesgranrio.
O bibliotecário Luiz Fernando Corrêa da Silva Cavalcanti, atualmente ex-chefe do referido setor, é o autor deste estudo avaliativo. Ele ingressou na Universidade Rural em 2006 (em Seropédica), tornando-se chefe da biblioteca do IM a partir de março de 2010. Segundo ele, foi uma época difícil em que os cursos da UFRRJ eram alvo constante de avaliações do INEP/MEC a cada semestre.
Segundo Luiz Fernando, foi por essa razão que surgiu a necessidade de se avaliar o serviço prestado pela biblioteca do Instituto Multidisciplinar, tais como a identificação de seus usuários, o que eles achavam das condições físicas e materiais do setor e a qualidade do serviço prestado. A partir daí e aconselhado por uma amiga, Luiz Fernando fez o curso de Avaliação da Fundação Cesgranrio, no âmbito geral, mas procurou centrar seu foco nas questões relativas às bibliotecas. O referido curso foi o estopim que deu início à produção posterior de um estudo avaliativo na forma de uma dissertação, acerca do funcionamento da biblioteca do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ sob a ótica de seus usuários. O estudo desenvolvido por ele contou com a orientação da professora do Mestrado da Fundação Cesgranrio, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva, que o auxiliou na elaboração de sua tese dissertativa. A mesma foi então apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cesgranrio, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Avaliação.
Múltiplos usuários no IM
Apesar dos usuários da biblioteca do IM serem professores e alunos de diferentes especialidades (mestrado, doutorado, etc), o bibliotecário contou que procurou focar seu estudo naquele universo maior de alunos do instituto (os que cursam a graduação) pelo fato de estarem mais em evidência nas avaliações do INEP/MEC. A partir de uma metodologia desenvolvida por ele e pela professora Maria de Lourdes, criou-se uma abordagem avaliativa centrada nos “consumidores-alvo”: os alunos que se utilizam dos serviços. Foram então objeto de avaliação a infraestrutura do setor, os serviços oferecidos e o acervo da biblioteca do IM.
Leia o texto completo no portal do câmpus Nova Iguaçu: http://www.ni.ufrrj.br/livro-avalia-perfil-dos-estudantes-usuarios-da-biblioteca-do-imufrrj/