Estudantes do curso de Letras, do Projeto Institucional de Iniciação à Docência (Pibid espanhol / português), do câmpus de Nova Iguaçu, foram ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) assistir ao espetáculo de dança Don Quixote, na última terça-feira (20/12). Eles acompanharam um grupo maior do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), liderados pelo professor de Espanhol, Renato Vazquez. Ao todo, 95 pessoas da Rural participaram da atividade.
O espetáculo encena uma das mais conhecidas obras literárias, que é um clássico da literatura espanhola: o romance Dom Quixote de la Mancha. A história é uma paródia, que conta de forma bem-humorada as aventuras de um cavaleiro andante em busca de ação, para conquistar o coração de sua amada.
Com participação do corpo de baile principal do TMRJ e da orquestra do Theatro a obra foi interpretada em três atos de balé com coreografia de Helio Bejani e Júnior Teixeira.
A sessão especial do balé, exclusiva para estudantes, fez parte do projeto do Setor Educativo do TMRJ, onde o grupo teve a alegria de conhecer a egressa do CTUR Manuela Guimarães, agora licencianda em Artes, pela Uerj, e estagiária do mesmo projeto que recebeu o grupo da Rural. Ela os conduziu numa visita guiada pelo Theatro, onde eles também puderam assistir a uma palestra do professor Paulo Melgaço sobre a obra. Na oportunidade, os alunos do Pibid ainda compartilharam experiências com os alunos da Educação Básica, já com o objetivo de solidificar os diálogos entre os futuros professores e os estudantes.
Na coordenação do Pibid interdisciplinar do IM estão as professoras Maristela Pinto e Débora Zoleti e, como supervisor, pelo CTUR, está o professor Renato Vazquez. A equipe acredita que, ao aproximar os espaços, estreita-se a distância entre graduação e escola básica e isso se reflete de forma imediata e positiva em ambos os espaços. E proporcionar experiências sensoriais diversas aguça as múltiplas possibilidades de se pensar o ensino de línguas dentro da escola e na construção de um currículo mais conectado com a realidade dos alunos.