“Eu vejo o futuro repetir o passado”. Esse é o título da exposição temática elaborada pelos alunos da 3ª série do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), que está em cartaz no local, até o início de setembro. Cerca de 120 estudantes participaram da construção do trabalho, que uniu contribuições de cinco diferentes disciplinas.
Com a proposta de integrar diversas áreas do saber, docentes se uniram com o objetivo de construir conhecimento de forma coletiva. Responsáveis pelas disciplinas de Espanhol (professor Renato Vazquez), Filosofia (professora Sandra Regina Leite), História (professores Ludmilla Gama e Paulo Gama), Português (professoras Ana Paula Ferreira e Jucielle Dias) e Sociologia (professora Beatrice Limoeiro), eles orientaram os formandos da 3ª série a partir de uma provocação sobre a Guerra Civil Espanhola. Partindo deste fato histórico, ocorrido de 1936 a 1939, eles revisitaram pautas que ainda hoje estão presentes nas lutas da nossa sociedade. No contexto da construção da exposição, os estudantes puderam analisar e discutir também a nossa história, o que proporcionou um diálogo com a atualidade.
Um dos destaques da proposta de estudo foi através do quadro Guernica, de Pablo Picasso (1937). Ele foi o ponto inicial para os alunos escolherem cartazes que circularam na Espanha, durante o período da guerra civil, e foram provocados a propor uma releitura das imagens para a atualidade. Depois da escolha, eles fizeram uma produção textual ligada à realidade brasileira, à luz da temática dos cartazes. Os alunos, então, colocaram em seus trabalhos suas vivências e pontos de vista como cidadãos, capacitados a observar o mundo de forma crítica.
Ao todo, cerca de 120 alunos participaram de alguma forma da confecção dos trabalhos expostos. São formandos das turmas de Ensino Médio e Técnico Integrado em Hospedagem, Meio Ambiente e Agroecologia.
Os trabalhos, fruto da proposta integrada, estão expostos diariamente na biblioteca Jorge Amado, do CTUR, e as comunidades ruralina e ceturiana estão convidadas a prestigiar a produção dos estudantes. A exposição vai até o dia 4 de setembro e contou com o apoio dos estagiários da biblioteca e, também, da professora Fernanda Travassos (Alimentos e Bebidas) com seus alunos, que ajudaram na recepção aos presentes.