Os estudantes do câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Tharso Vicente Fernandes Ferreira (Direito) e Vitória Alessandra Vieira de Abreu (Psicologia) estão participando da COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém, no Pará.
Eles representam o Projeto Ipiranga, e participarão de uma mesa, no próximo dia 17/11, com o Ministério da Educação (MEC). O Projeto Ipiranga é patrocinado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, uma organização não governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero.
“No início do ano, ficamos mais de 20 dias sem água na minha cidade, em Angra dos Reis, o que nos levou a carregar baldes para cima do morro para atender as necessidades mais básicas”, disse Tharso Ferreira “A crise climática já não é um anúncio, mas uma realidade vivida de maneira mais intensa pelos grupos mais vulnerabilizados, especialmente a população negra. Participar do maior evento internacional sobre a mudança do clima para mim é um momento marcante. Dos dias 17 a 21 estarei na Blue Zone, espaço restrito, acompanhando as rodadas de negociação e pressionando para que os documentos produzidos considerem a população afrodescendente.”


O Projeto Ipiranga foi um dos cinco selecionados de todo o Brasil na Incubadora do Edital Colmeia, do CEERT. O projeto trabalha temas como transição justa, justiça climática e combate ao racismo ambiental. Ele leva esse nome devido ao bairro Ipiranga, em Nova Iguaçu, onde está localizado o CIEP 324 Mahatma Gandhy, onde Vitoria Alessandra Vieira de Abreu estudou antes de entrar na UFRRJ.
A iniciativa já desenvolveu várias atividades com os alunos do CIEP, inclusive uma visita à UFRRJ e aos monumentos históricos do Rio de Janeiro, no sentido de fazê-los conhecer e despertar para a possibilidade de que é possível vir a estudar numa universidade pública, principalmente localizada próxima de onde moram.
Saiba mais: https://www.instagram.com/projeto.ipiranga/
Texto e fotos: Miriam Braz, fotojornalista CCS/UFRRJ