A Especialização em Docência na Educação Infantil, em parceria com a Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, iniciou uma agenda de quatro sábados letivos para seus estudantes, com atividades em diferentes equipamentos culturais da cidade.
O primeiro encontro ocorreu em 30/8 e reuniu cerca de 300 cursistas das nove turmas da especialização. Para viabilizar a programação, os estudantes foram organizadas em seis grupos, distribuídos em três roteiros:
Roteiro 1: Lapa, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e Biblioteca José de Alencar, Parque das Ruínas;
Roteiro 2: Cais do Valongo, Pedra do Sal e Morro da Conceiçã, Largo de São Francisco da Prainha, Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB);
Roteiro 3: Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Boulevard Olímpico/ Pier Mauá.
A especialização tem como principal objetivo qualificar professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas da rede pública. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), a iniciativa está dentro das ações do governo federal no âmbito do Programa Mais Professores e busca contribuir para o cumprimento das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Para Anelise Nascimento, professora do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da UFRRJ e coordenadora da região Sudeste I, a vivência em museus e em outros espaços socialmente organizados são potencializadores de experiências estéticas fundamentais no processo de formação de docentes. “Normalmente falamos sobre a necessidade de que os professores tenham práticas ancoradas em experiências sensíveis, estética e ética com as crianças, mas poucas são as oportunidade para que os professores também tenham experiências dessa natureza. Ser professor requer uma relação sensível com o mundo e com todas as dimensões que esse possa promover”, afirma.
A parceria com a Secretaria de Cultura foi decisiva para viabilizar a ação inspirada no conceito de aulas-passeio, do educador francês Célestin Freinet. “São momentos em colocamos nossas corpos nos lugares para que possam experienciar coletivamente as intenções de transformação que nos leva a ir além de nós mesmos! O contato com o campo envolve não apenas a experiência sensorial de estar no lugar, no local, mas andanças, caminhadas que mobilizam nossos afetos, nossa cognição, nossos encontros com os outros! Por isso, ir além da sala de aula convencional, estar nos muitos territórios que habitam nossas vidas, ir a lugares nunca antes vivenciados é também um processo de educação”, detalha Anelise.
A realização da atividade envolveu grande articulação entre universidades e municípios. “Nós da coordenação trabalhamos muito para que esse dia existisse, além de mim, que estou aqui na coordenação regional na UFRRJ, temos uma coordenadora de polo que é da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), a professora Marina Castro Souza, outra que é da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora Nazareth Salutto, e um coordenador das turmas que estão acontecendo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Jader Janer Lopes”.
As universidades cederam ônibus, motoristas e apoio logístico, enquanto alguns municípios emprestaram seus veículos. Além disso, alunos do curso de Turismo colaboraram como guias dos roteiros. “Com recursos próprios e de projetos de pesquisa, assumimos os custos existentes para além desses. Uma grande mobilização, que ficou pequena diante da emoção de saber que para muitas foi a primeira vez naqueles espaços. Ver o brilho nos olhos diante das obras de arte. Acompanhar seus passos na escadaria Selarom. Compartilhar o riso com a brincadeira do dicionário de Pretoguês e o choro diante da história que cerca toda a pequena África. Foi um dia para ficar marcado em nossas histórias”, conclui a docente.
A atividade foi notícia na Rádio Tupi, em 29/8: https://www.tupi.fm/rio/mec-e-prefeitura-do-rio-firmam-parceria-inedita-para-formacao-de-professoras/
Para mais informações, escreva para: educacaoinfantil@ufrrj.br
Por Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.
Fotos: Divulgação.