Os trabalhos foram exibidos na tarde desta quarta-feira, 12, na sala de reuniões PPGE no Prédio da Pós-Graduação (PPG)

O terceiro dia da XII Reunião Anual de Iniciação Científica da UFFRJ contou com estudos aprofundados e debates sobre a área de Economia. A sessão oral contou com a participação de estudantes, avaliadores e professores orientadores.
O professor do Departamento de Ciências Econômicas, Marcelo Pereira, abriu o debate com a pesquisa “A Internacionalização do Renminbi no Sistema Monetário Padrão Dólar Flexível”. O estudo analisou a ascensão da China como potência econômica e as expectativas sobre uma possível liderança da moeda chinesa, Renmimbi, no Sistema Monetário Internacional.
O discente do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Lucas Souza, apresentou o trabalho “Dinâmicas imobiliárias e plataformas de hospedagem de economia compartilhada no litoral da região turística metropolitana fluminense”. Seu objetivo foi investigar os impactos da expansão do Airbnb nos setores turístico e imobiliário do litoral do Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa combinou análise teórica, coleta de dados especializados e tratamento especial das informações.
A aluna de Ciências Econômicas, Estephany Oliveira, exibiu o estudo “As relações bilaterais entre China e Angola: uma parceria estratégica ou dependência?”. Ela analisou o início e a evolução das relações diplomáticas entre China e Angola, com foco nas implicações econômicas dessa parceria para o país africano.
O estudante de Ciências Econômicas, Felipe Santos, apresentou a pesquisa “O ciclo de crédito no Brasil entre o período pré e pós-pandemia: uma análise com base no impulso de crédito”. De acordo com o professor de Ciências Econômicas e orientador do trabalho, Antônio José Alves Junior, o aluno descobriu a metodologia de uso de crédito utilizada pelo Banco Central por conta própria e tem publicação internacional dessa pesquisa prevista para o próximo mês, além de apresentação dela em um congresso.
O discente de Ciências Econômicas, João Vitor Martins, expôs o estudo “O canal do crédito de transmissão de Política Monetária: análise do impacto da elevação da Selic sobre a concessão de crédito no período pós pandemia”. Seu propósito foi avaliar os impactos da taxa Selic e da pandemia sobre os canais de crédito no Brasil entre 2016 e 2024, investigando sua influência em áreas como o volume total de crédito e endividamento das famílias brasileiras.
Por fim, o estudante de Relações Internacionais, Samuel Rocha, finalizou a sessão com a pesquisa “O banco asiático de investimento em infraestrutura – AIIB enquanto instrumento de política externa da China na América Latina”. Ele analisou como o Banco Asiático de Investimento em infraestrutura opera como agente ambivalente, ao oferecer soluções para a insatisfação com o modelo Fundo Monetário Internacional/Banco Mundial e projetar a influência chinesa na política econômica global.
















































Texto e fotos: Beatriz Gomes e Giovanna Gabrielle, estudantes de Jornalismo.
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação.
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.