Nessa prova se enfrentaram os 800 melhores triatletas do mundo, numa competição composta por 1km de natação, 32km de mountain bike e 10km de corrida. “Largamos às 11h30, com 9ºC e a temperatura da água do lago em torno de 12.5ºC. As condições da prova, por si só, já se apresentam desafiadoras, mas, com certeza, disputar com os melhores do mundo sob condições não vividas praticamente nunca por um atleta carioca, que é o meu caso, deixou essa prova duas vezes mais desafiadora. Batalhar consigo, com o frio e ainda com os outros atletas não é uma tarefa muito fácil!”, declarou Neto Majella.
Neto terminou a competição entre os 30 melhores na categoria sub24, a mais forte para a temporada 2024-2025. “Saio de Molveno com a certeza de que no próximo ano buscarei a classificação para fazer uma prova ainda melhor”, concluiu o atleta, que termina a graduação em 2025 e se diz ansioso para o que o próximo ano o reserva, tanto no campo acadêmico como no campo esportivo.
O circuito XTerra Brasil Tour é um calendário anual composto por dezenas de provas em dezenas de estados e cidades históricas e turísticas. Majella participou de etapas em Paraty-RJ, Ibitipoca-MG, Ilha Grande-RJ entre outras. A cada ano, uma etapa de cada país é escolhida como seletiva para o XTerra World Championship, no qual largam apenas os melhores atletas do mundo. Neste ano, foi sediado em Trentino, na Itália. Para a temporada 23/24, a etapa brasileira escolhida como qualifier foi o XTerra Costa Verde, realizado no dia 5 de agosto de 2023, no condomínio Portobello Safari e Resort, localizado em Mangaratiba-RJ. A etapa foi composta por 1,5km de natação, 25km de mountain bike e 10km de corrida. Majella concluiu a prova na 2ª colocação na faixa sub 24 anos e, assim, conquistou a tão sonhada vaga para o campeonato mundial, tornando-se um dos 30 brasileiros classificados a representar o país em Trentino, além de ser o mais novo de todo o quadro de classificados na etapa seletiva brasileira.