O discente Alexandre Fernandes Alves Junior, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), câmpus Seropédica, tem se destacado no desenvolvimento de aplicativos educacionais voltados para o ensino de forma lúdica e acessível. Integrante do Projeto 3Rs, Alexandre utiliza a linguagem de programação em blocos (Scratch) como ferramenta pedagógica para estimular a lógica computacional e o pensamento crítico no desenvolvimento de jogos educacionais.
Dois softwares já foram desenvolvidos pelo estudante: “Coleta Seletiva”, que ensina a destinação correta de resíduos sólidos, e “Meu Brasil”, voltado ao conhecimento geográfico e cultural das regiões brasileiras. Ambos os jogos são voltados para o público infantojuvenil e buscam unir tecnologia, sustentabilidade e educação.
Segundo o coordenador do Projeto 3Rs, o professor da UFRRJ Robson Mariano, a escolha pela programação em blocos foi estratégica:
“A proposta surgiu da necessidade de introduzir conceitos de lógica de programação desde as séries iniciais, utilizando uma linguagem acessível, visual e interativa. Além disso, consideramos as possibilidades motoras do próprio Alexandre no uso do teclado, o que reforça o caráter inclusivo da iniciativa”.
Atualmente, os aplicativos desenvolvidos pelo discente fazem parte dos kits de inclusão digital distribuídos gratuitamente pelo Projeto 3Rs a escolas públicas e comunidades quilombolas.
A iniciativa reafirma o compromisso do projeto com a democratização do acesso à tecnologia, a promoção da educação de qualidade e a valorização de soluções sustentáveis e inovadoras.
Texto e foto: Divulgação Projeto 3Rs.
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