Pelo menos 12 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, estão aptos a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em maio de 2023. O instituto de identificação do estado – Detran-RJ, está emitindo a nova carteira de identidade desde agosto. O novo documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), apenas o do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para evitar fraudes e facilitar a memorização dos números.
Cerca de dois milhões de brasileiros já possuem a nova carteira de identificação que chega com diversas alterações para simplificar a vida das pessoas. O documento possui um QR Code que permite a verificação de autenticidade e a localização em casos de furto ou extravio, por meio de qualquer smartphone. Além disso, a identidade dispõe do mesmo código internacional usado em passaportes, também sendo possível utilizar para viagens.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perder e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por cada estado. A renovação não será obrigatória. Segundo o governo federal, a substituição poderá ser feita de forma gradual até 2032.
Serviços
A emissão digital pode ser feita pelo aplicativo ‘’gov.br’’.
O tutorial para baixar a CNI no celular pode ser encontrado aqui.
Confira algumas imagens do novo modelo do documento: