O novo espaço será um ponto de transformação, inovação e diálogo global para a UFRRJ, além de um reflexo do compromisso da universidade com a excelência acadêmica e a sua projeção no cenário internacional

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROPPG/UFRRJ) inaugurou no dia 12 de dezembro, um novo espaço para o Centro de Estudos Avançados e a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (CEA-Corin). Localizado na capital do Rio de Janeiro, no 13º andar da Avenida Presidente Vargas, 417, o evento reuniu professores, pesquisadores e especialistas para discutir a internacionalização da universidade e as oportunidades de cooperação acadêmica, com especial atenção à parceria Brasil-China.
A cerimônia começou com um debate sobre os desafios e oportunidades da internacionalização e dos estudos avançados na UFRRJ. Com a participação do vice-reitor César da Ros, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor José Luis Luque, do ex-coordenador do CEA, professor Sérgio Leite, da coordenadora da Corin, Shana Mattos, e da nova coordenadora do CEA, Ana Garcia, o evento teve a mediação do professor André Freitas, vice-coordenador do CEA.
A mesa de debate abordou temas como a importância da internacionalização para a UFRRJ e os desafios enfrentados pela universidade, que se destacam em um contexto de escassez de recursos financeiros. O vice-reitor César da Ros enfatizou que, apesar das dificuldades orçamentárias enfrentadas pela universidade, a criação e a inauguração desse novo espaço representam uma conquista fundamental para o fortalecimento da presença internacional da UFRRJ.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Luis Luque, destacou que o espaço do CEA-Corin é uma aposta estratégica da UFRRJ na internacionalização como política institucional e como resposta aos desafios urgentes enfrentados pelo país. Para ele, ao fortalecer a cooperação acadêmica e científica internacional, a universidade amplia sua capacidade de contribuir para o debate nacional sobre temas estruturantes, como desenvolvimento rural, inovação, mudanças climáticas e soberania científica, reforçando o compromisso social da UFRRJ e ampliando sua presença no cenário internacional.
A segunda parte do evento contou com a participação da professora Xu Siyuan, da Northwest Agriculture and Forestry University (China), que apresentou uma palestra sobre “Desenvolvimento Rural na China e seus potenciais de cooperação com o Brasil”. O debate, mediado pela professora Ana Garcia e comentários de Fabiano Escher trouxe à tona novas possibilidades de parceria entre as duas nações, especialmente nas áreas de desenvolvimento rural e pesquisa acadêmica.
A inauguração do novo espaço foi destacada como uma grande vitória para a internacionalização da UFRRJ. Durante a cerimônia, os participantes celebraram a criação do CEA em 2019, um projeto da gestão do então reitor Ricardo Berbara, e o fortalecimento da Corin, que têm sido fundamentais para o aumento da presença da universidade no cenário internacional. Com o novo espaço, a UFRRJ visa ampliar suas parcerias globais e promover intercâmbios acadêmicos e científicos de alto nível.
A coordenadora do CEA, Ana Garcia, ressaltou que a missão do centro é ser um ponto de encontro para diferentes áreas do conhecimento, fomentando um ambiente de colaboração entre pesquisadores e buscando soluções para os grandes desafios globais, como a questão climática. Além disso, enfatizou a importância de parcerias com outras universidades internacionais e com organizações internacionais que atuam em áreas de políticas públicas e pesquisa científica.
Para a professora Shana Mattos, coordenadora da Corin, o novo espaço simboliza o compromisso da UFRRJ com a internacionalização e a cooperação acadêmica, destacando a importância de um trabalho conjunto entre diferentes departamentos e áreas do conhecimento. A localização estratégica do espaço, no centro do Rio de Janeiro, facilita o acesso de parceiros internacionais e torna a UFRRJ ainda mais visível no cenário acadêmico global.
O professor Sérgio Leite, ex-coordenador do CEA, mencionou a importância do trabalho contínuo e das parcerias, lembrando que, mesmo em tempos de restrições financeiras, a universidade tem conseguido manter sua qualidade acadêmica e seu compromisso com a pesquisa de ponta.
Para o futuro, o CEA-Corin se propõe a continuar ampliando suas ações, com destaque para a criação de uma “Escola de Inverno” com cursos de curta duração e a realização de mesas de diálogo político sobre temas globais. A meta é transformar o espaço em um polo de excelência acadêmica e de colaboração internacional.
O evento foi encerrado com a inauguração de uma placa comemorativa e a promessa de que o novo espaço será um marco para a UFRRJ na promoção da internacionalização e da cooperação acadêmica.





























Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.
Fotos: Jonathan Monteiro; e Myllena Ferreira, bolsista da Corin.