No dia 8 de agosto, a Escola Popular de Artes (EPA) foi contemplada com o Diploma Heloneida Studart de Cultura 2023. A honraria recebida pelo projeto de extensão do câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ foi concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Comissão de Cultura, e entregue pela presidente da Comissão Permanente de Cultura, a deputada estadual Verônica Lima. Cerca de 100 instituições e pessoas físicas ligadas ao setor cultural foram agraciadas com o prêmio.
A sessão solene aconteceu no plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento Fluminense, e contou com a presença do coordenador da EPA, Bruno Borja, da chefe do Departamento de Arte e Cultura (DAC/Proext), Camila Eller, e das pró-reitoras de Extensão Rosa Mendes e Edileuza Queiroz.
O Diploma Heloneida Studart de Cultura, que foi criado em 2009, é uma homenagem à escritora que teve uma vida dedicada à defesa da democracia e dos direitos humanos. Com o prêmio, áreas como artes cênicas e visuais, audiovisual, culturas populares, literatura e música são homenageadas – além das categorias complementares como arte pública e cultura urbana, artes integradas, gastronomia, gestão cultural e formação e qualificação na área da cultura e patrimônios culturais.
A Comissão de Cultura da Alerj, de acordo com a deputada, recebeu um número recorde de inscritos – no total, foram mais de 200. “É muito importante poder promover essa honraria que leva o nome dessa mulher ímpar e com uma trajetória que a gente precisa celebrar”, disse Verônica. “A cultura tem esse componente revolucionário de despertar e tocar corações e mentes, além de fazer as pessoas se transportarem para um lugar de reflexão e onde elas podem ser aquilo que elas quiserem ser”.
A cerimônia, na visão de Borja, foi um momento importante para o reconhecimento do esforço de produtores, artistas e coletivos que movimentam a cultura no estado do Rio de Janeiro. “É uma honra ter a EPA participando desse momento e fortalecendo a possibilidade de fazer produção cultural através da Universidade. O prêmio mostra que o campo da cultura na UFRRJ está no caminho certo e que é possível avançar na política cultural, além de fortalecer a relação entre cultura e extensão”, afirmou o professor do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ).
Sobre a EPA
Sediada no Campus de Nova Iguaçu, a Escola Popular de Artes tem como objetivo promover o acesso a atividades artísticas e culturais aos públicos interno e externo da UFRRJ, buscando instruir e proporcionar experiências estéticas aos envolvidos. As oficinas e cursos ofertados são certificadas pela Proext, de acordo com a carga horária de cada atividade.
O projeto oferece – de maneira totalmente gratuita – aproximadamente dez oficinas por semestre e o público-alvo é a comunidade interna da UFRRJ e externa. São ofertados cursos de áreas como música, teatro, poesia, literatura, horta, costura criativa, pintura, desenho, histórias em quadrinho, e muito mais.
Acompanhe a EPA pelas redes sociais (Instagram e Facebook).
Texto: Lidiane Nóbrega – bolsista de Jornalismo da Proext/UFRRJ.