Nota da Reitoria sobre os procedimentos de reserva de salas de aulas/turmas no câmpus Seropédica
À Comunidade Acadêmica,
Após o trabalho da comissão de alocação de espaços, principalmente a distribuição de turmas pelos diretores de Institutos do campus Seropédica da UFRRJ, chegou à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) demanda por espaços para 44 turmas de diferentes disciplinas. Tais turmas não estavam contidas no espelho (relação de turmas ofertadas em semestre anterior equivalente – neste caso, 2019.1), que é carregado automaticamente no sistema acadêmico para posterior ajuste das chefias de departamento. A reserva de espaços segue o espelho do ano anterior, por isso, as turmas que não estão na relação prévia são alocadas por último.
A demanda das 44 turmas veio dos Institutos de: Ciências Sociais Aplicadas (seis turmas), Educação (cinco turmas), e Ciências Humanas e Sociais (33 turmas). Foram atendidas 19 turmas no período noturno com salas cedidas pelo Instituto de Tecnologia. Existem 25 turmas sem alocação no matutino e no vespertino. Cabe ressaltar que a demanda foi gerada especialmente pelo aumento de classes ofertadas nos dias de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.
No dia 19/2, em reunião com a Prograd, os diretores foram informados sobre a inexistência de espaços para aulas, por isso, seria necessária a interrupção de ofertas das turmas de disciplinas optativas constantes na lista de demandas. Ou seja, sete turmas entre as 25. Assim, a UFRRJ ainda está com uma demanda real de 18 salas para as classes de disciplinas obrigatórias nos turnos matutino e vespertino.
Os departamentos com as sete turmas de disciplinas optativas interrompidas foram: Departamento de Filosofia, Departamento de História e Departamento de Letras e Comunicação Social. O Departamento de Filosofia, considerando a complexidade do quadro, remanejou suas turmas interrompidas para a sexta-feira, as quais já estão disponíveis para matrícula.
O remanejamento de disciplinas optativas para a sexta-feira é a alternativa mais viável frente ao quadro que enfrentamos, além do fato de não trazer inviabilização de matrícula à significativa parte do corpo discente. A maioria dos cursos que ministram disciplinas nos turnos matutino e vespertino abrem poucas turmas na sexta-feira.
Portanto, esclarecemos que a interrupção da oferta das referidas disciplinas não ocorreu de forma indiscriminada. A UFRRJ terá que discutir e buscar mecanismos mais eficientes para atender seu Estatuto e Regimento, artigo 94 parágrafo 4, que determina a distribuição da oferta das disciplinas em, no mínimo, cinco dias por semana.
Seropédica, 27 de fevereiro de 2020
Reitoria da UFRRJ